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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas de treinamento, desenvolvimento e educação no trabalho: um estudo com servidores da FACE/UFMG
Autor(es): Rosane Vilela Reis
Primeiro Orientador: Victor Natanael Schwetter Silveira
Primeiro membro da banca : Humberto Fernandes Villela
Resumo: Este estudo buscou identificar as ações de treinamento, desenvolvimento e educação voltadas às rotinas de trabalho no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa de campo foi realizada com os servidores técnico-administrativos em educação da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) no intuito de verificar a existência de necessidade de capacitação orientada às atividades do trabalho desses servidores. Os resultados obtidos foram baseados na análise do questionário aplicado aos servidores e na entrevista realizada com a diretora da Divisão de Desenvolvimento Pessoal da UFMG. Os dados coletados foram lançados em planilhas do Microsoft Excel e, a partir disso, utilizou-se a estatística descritiva para apresentar os dados do perfil da amostra pesquisada. Em seguida, realizou-se o cálculo das médias, desvios-padrão e variância, buscando-se identificar os valores maiores e menores. Com base nesses resultados foi realizada uma análise quantitativa das respostas para se verificar os valores mais elevados e mais baixos, e então, buscou-se descrever os resultados e fazer deduções para responder à questão de pesquisa. Como resultado, este estudo permitiu constatar que na instituição pesquisada ocorre uma insuficiência de práticas de treinamento e capacitação regulares direcionadas às rotinas de trabalho necessárias aos servidores.
Abstract: This study sought to identify training, development and education actions related to work routines at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The field research was carried out with technical-administrative civil servants in education who work at the Faculty of Economic Sciences (FACE) in order to verify the need for training oriented to their work activities. The results obtained were based on the analysis of the answers to a questionnaire applied to the civil servants and on the interview carried out with the director of the Personal Development Division at UFMG. The collected data were entered in Microsoft Excel spreadsheets and, from that, descriptive statistics were used to present the profile data of the researched sample. The averages were calculated, seeking to identify the highest and lowest values. Based on these results, a quantitative analysis of answers was performed to verify the highest and lowest values, and then, we sought to describe the results and make deductions to explain the research problem proposed. As a result, this study allowed to verify that in the researched institution there is an insufficiency of regular training and qualification practices directed to work routines.
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35241
Data do documento: 16-Dez-2020
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