Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35316
Type: Dissertação
Title: Narrativas cartográficas: espaço e literatura de autoria feminina na América Latina
Other Titles: Cartographic narratives: space and women's literatura in Latin America
Authors: Isadora Carraro Tavares Monteiro
First Advisor: Renata Moreira Marquez
First Referee: Gabriela Leandro Pereira
Second Referee: Maria Angélica Melendi de Biasizzo
Abstract: Narrativas Cartográficas propõe um exercício de leitura das obras literárias de mulheres latino-americanas como dispositivos cartográficos, plataformas potenciais de produção de conhecimento sobre o espaço. Partindo da percepção da narrativa como prática espacial, a pesquisa procura nos relatos de mulheres uma nova forma de olhar para o território e para a paisagem, em um esforço de trazer para o centro da discussão vozes historicamente silenciadas nos processos de produção do espaço. Tendo como embasamento teórico os estudos decoloniais e feministas, a dissertação aposta na escrita de autoria feminina como potência para criação de epistemologias do sul gendradas, ou seja, epistemologias que desafiam as narrativas colonizadoras hegemônicas e que compreendem as especificidades de gênero como fundamentais para a construção de conhecimentos outros. Nesse sentido, a pesquisa propõe leituras (ou escutas sensíveis) de algumas autoras latino-americanas, vinculando sua escrita a um espaço-tipo, a partir de onde seus discursos nascem e se expandem. A primeira dessas autoras é Carolina Maria de Jesus, escritora brasileira que publicou, em 1960, o livro Quarto de Despejo, obra paradigmática da chamada literatura marginal, que relata o espaço da favela e as trajetórias da mulher negra pela cidade de São Paulo; logo após, o diálogo avança para as Madres de Plaza de Mayo, grupo de mulheres que, desde 1977, se encontra e marcha na praça do centro de Buenos Aires para protestar a vida dos filhos mortos pela ditadura militar argentina, e que, na década de 1990, publicou o livro de poemas El Corazón em la Escritura, escrito coletivamente pelas Madres durante oficinas de literatura; a terceira autora é Valeria Luiselli, jovem escritora mexicana que, a partir da crise de imigração dos Estados Unidos, iniciada em 2014, publica o ensaio Tell Me How It Ends e o romance Lost Children Archive, cartografando a fronteira e as trajetórias de crianças e adolescentes, da América Central aos tribunais de imigração estadunidenses. Narrativas Cartográficas busca também associar, a cada uma das leituras, práticas contemporâneas nas artes e nos movimentos sociais, nas quais os conceitos e reflexões iniciados pelas autoras, em suas obras e diferentes lugares de enunciação, aparecem adaptados e expandidos, através de outras experiências e de pedagogias.
Abstract: Cartographic Narratives proposes the reading of the literary works of Latin American women as cartographic devices, potential platforms for the production of spatial knowledge. Having as a starting point the perception that the narrative is a spatial practice, the research pursuits a new way of looking at the territory and the landscape through the lenses of women's stories, in an effort to bring to the center of the discussion voices historically silenced in the processes of the production of space. Based on the theoretical background of the decolonial and feminist studies, the thesis focuses on women’s literature as a potent instrument for the creation of gendered epistemologies of the south, that is, epistemologies that challenge the colonizing hegemonic narratives and that understand the gender specificities as fundamental for the construction of other kinds knowledges. In this sense, the research proposes readings (or sensitive listening) of some Latin American authors, linking their writing to a space type, from where their discourses are born and expand. The first of these authors is Carolina Maria de Jesus, a Brazilian writer who published, in 1960, the book Quarto de Despejo, a paradigmatic work of the so-called marginal literature, which reports the space of the favela and the trajectories of black woman in the city of São Paulo; after, the dialogue advances to the Madres de Plaza de Mayo, a group of women who, since 1977, meet and march in the downtown square of Buenos Aires to protest the lives of their children, killed by the Argentinian military dictatorship, and that, in the decade of 1990, published the book of poems El Corazón en la Escritura, written collectively by the mothers during literature workshops; the third author is Valeria Luiselli, a young Mexican writer who, instigated by the United States immigration crisis, started in 2014, publishes the essay Tell Me How It Ends and the novel Lost Children Archive, mapping the border and the trajectories of children and adolescents, from Central America to US immigration courts. Cartographic Narratives also seeks to associate to each of the readings, contemporary practices in the arts and in the social movements, in which the concepts and reflections initiated by the authors, in their works and different places of enunciation, appear adapted and expanded through other experiences and pedagogies.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35316
Issue Date: 26-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Narrativas Cartográficas - espaço e literatura de autoria feminina na América Latina.pdf9.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.