Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35332
Type: Monografia (especialização)
Title: De Pinho em Pinho: educação financeira de alunos do 9º ano do ensino fundamental
Authors: Érika Deolinda Cardoso Torres Vidigal
First Advisor: Roselene Alves Amâncio
First Referee: Warley Machado Correia
Second Referee: Juliano Pereira da Silva
Third Referee: Tania Margarida Lima Costa; Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Abstract: Este trabalho objetiva apresentar os resultados de um projeto de ação, cuja temática foi o ensino e aprendizagem da educação e matemática financeira. Buscou-se verificar como sequências didáticas com resolução de problemas aliadas a uma experiência prática contribuem para que estudantes do 9º ano do ensino fundamental estabeleçam relações da matemática financeira estudada na escola e a utilizada no dia a dia, refletindo sobre o consumismo exacerbado e pensando em um planejamento financeiro de suas vidas desde cedo. Foram trabalhadas duas sequências didáticas em sala de aula: uma para o estudo da porcentagem e outra para explorar situações de finanças e economia, através de uma narrativa fictícia próxima à realidade dos alunos. Paralelo a este trabalho em sala de aula, foi realizada uma parte prática onde foi criado uma moeda fictícia, o Pinho, que foi usado como o dinheiro que os estudantes receberam de acordo com seu rendimento escolar e aplicaram em cadernetas de poupança, no Banco Escola da Vila Pinho, para resgate posterior. Para a simulação do mercado de consumo foi criado o Mercado Escola, com produtos doados pela comunidade escolar. A análise dos resultados evidenciou uma grande evolução dos estudantes no desenvolvimento das atividades e no protagonismo de sua aprendizagem tornando-os aptos a calcular descontos e juros, analisar e tomar decisões críticas sobre questões financeiras.
Abstract: This study aims to present the results of an action project, whose theme was the teaching and learning of education and financial mathematics. We sought to verify how didactic sequences with problem-solving combined with practical experience contribute for students of the 9th grade of elementary school to establish relationships of the financial mathematics studied at school and its use in everyday life, reflecting on exacerbated consumerism and thinking about financial planning of their lives from an early age. Two didactic sequences were worked out in the classroom: one to study the percentage and the other to explore situations of finance and economics, through a fictional narrative close to the students' reality. Parallel to this work in the classroom, a practical part was carried out in which a fictitious coin – Pinho- was created, which was used as the money that students received according to their school performance and invested in savings accounts at Banco Escola Vila Pinho, for later rescue. The School Market was created to simulate the consumer market with products donated by the school community. The analysis of the results showed a great evolution of the students in the development of the activities and the protagonism of their learning, making them able to calculate discounts and interest taxes analyze and make critical decisions on financial matters.
Subject: Tecnologias digitais
Material didático
Matemática financeira - estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35332
Issue Date: 10-Sep-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Érika Deolinda Cardoso Torres Vidigal.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.