Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35335
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Abordagens de aprendizagem e funções executivas: construtos relacionados ao controle e regulação do comportamento
Título(s) alternativo(s): Learning approaches and executive functions: constructs related to the control and regulation of behavior
Autor(es): Ana Virginia Prates Martins
primer Tutor: Cristiano Mauro Assis Gomes
primer Co-tutor: Jhonys de Araújo
primer miembro del tribunal : Bruno Rezende de Souza
Segundo miembro del tribunal: Renato Bortoloti
Resumen: Funções executivas e abordagens de aprendizagem são dois componentes da aprendizagem autorregulada. As funções executivas são importantes em situações do cotidiano, como em contextos em que o indivíduo precisa inibir um comportamento inadequado ou selecionar seu foco de atenção. Já as abordagens de aprendizagem controlam o comportamento que se manifesta no contexto da sala de aula e no processo de aprendizagem. Visto que ambos os construtos atuam na regulação do comportamento durante a aprendizagem, e em muitas das atividades nas quais são demandados eles se sobrepõem, é razoável supor que eles estejam associados. O presente artigo teve como objetivo sustentar o vínculo entre o modelo de funções executivas com a teoria das abordagens de aprendizagem. Os resultados discutidos nesta pesquisa demonstram, por meio de evidências empíricas, que há uma correlação positiva entre as funções executivas e as abordagens de aprendizagem.
Abstract: Executive functions and learning approaches are two components of self-regulated learning. Executive functions are important in everyday situations, such as in contexts where the individual needs to inhibit inappropriate behavior or select his focus of attention. Learning approaches, on the other hand, control the behavior that manifests itself in the context of the classroom and in the learning process. Since both constructs act in the regulation of behavior during learning, and in many of the activities in which they are demanded they overlap, it is reasonable to assume that they are associated. This article aimed to support the link between the executive functions model and the theory of learning approaches. The results discussed in this research demonstrate, through empirical evidence, that there is a positive correlation between executive functions and learning approaches.
Asunto: Neurociência cognitiva
Aprendizagem
Regulação emocional
Função executiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35335
Fecha del documento: 9-feb-2021
Aparece en las colecciones:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Ana Virginia_ TCC_Especialização Neurociencias_2021.pdf398.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons