Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35335
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristiano Mauro Assis Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458326202205195pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jhonys de Araújopt_BR
dc.contributor.referee1Bruno Rezende de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Renato Bortolotipt_BR
dc.creatorAna Virginia Prates Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4335157924276408pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-22T23:40:04Z-
dc.date.available2021-03-22T23:40:04Z-
dc.date.issued2021-02-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35335-
dc.description.abstractExecutive functions and learning approaches are two components of self-regulated learning. Executive functions are important in everyday situations, such as in contexts where the individual needs to inhibit inappropriate behavior or select his focus of attention. Learning approaches, on the other hand, control the behavior that manifests itself in the context of the classroom and in the learning process. Since both constructs act in the regulation of behavior during learning, and in many of the activities in which they are demanded they overlap, it is reasonable to assume that they are associated. This article aimed to support the link between the executive functions model and the theory of learning approaches. The results discussed in this research demonstrate, through empirical evidence, that there is a positive correlation between executive functions and learning approaches.pt_BR
dc.description.resumoFunções executivas e abordagens de aprendizagem são dois componentes da aprendizagem autorregulada. As funções executivas são importantes em situações do cotidiano, como em contextos em que o indivíduo precisa inibir um comportamento inadequado ou selecionar seu foco de atenção. Já as abordagens de aprendizagem controlam o comportamento que se manifesta no contexto da sala de aula e no processo de aprendizagem. Visto que ambos os construtos atuam na regulação do comportamento durante a aprendizagem, e em muitas das atividades nas quais são demandados eles se sobrepõem, é razoável supor que eles estejam associados. O presente artigo teve como objetivo sustentar o vínculo entre o modelo de funções executivas com a teoria das abordagens de aprendizagem. Os resultados discutidos nesta pesquisa demonstram, por meio de evidências empíricas, que há uma correlação positiva entre as funções executivas e as abordagens de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAbordagens de aprendizagempt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subject.otherNeurociência cognitivapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherRegulação emocionalpt_BR
dc.subject.otherFunção executivapt_BR
dc.titleAbordagens de aprendizagem e funções executivas: construtos relacionados ao controle e regulação do comportamentopt_BR
dc.title.alternativeLearning approaches and executive functions: constructs related to the control and regulation of behaviorpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Virginia_ TCC_Especialização Neurociencias_2021.pdf398.94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons