Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35335
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cristiano Mauro Assis Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2458326202205195 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Jhonys de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bruno Rezende de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Renato Bortoloti | pt_BR |
dc.creator | Ana Virginia Prates Martins | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4335157924276408 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-22T23:40:04Z | - |
dc.date.available | 2021-03-22T23:40:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35335 | - |
dc.description.abstract | Executive functions and learning approaches are two components of self-regulated learning. Executive functions are important in everyday situations, such as in contexts where the individual needs to inhibit inappropriate behavior or select his focus of attention. Learning approaches, on the other hand, control the behavior that manifests itself in the context of the classroom and in the learning process. Since both constructs act in the regulation of behavior during learning, and in many of the activities in which they are demanded they overlap, it is reasonable to assume that they are associated. This article aimed to support the link between the executive functions model and the theory of learning approaches. The results discussed in this research demonstrate, through empirical evidence, that there is a positive correlation between executive functions and learning approaches. | pt_BR |
dc.description.resumo | Funções executivas e abordagens de aprendizagem são dois componentes da aprendizagem autorregulada. As funções executivas são importantes em situações do cotidiano, como em contextos em que o indivíduo precisa inibir um comportamento inadequado ou selecionar seu foco de atenção. Já as abordagens de aprendizagem controlam o comportamento que se manifesta no contexto da sala de aula e no processo de aprendizagem. Visto que ambos os construtos atuam na regulação do comportamento durante a aprendizagem, e em muitas das atividades nas quais são demandados eles se sobrepõem, é razoável supor que eles estejam associados. O presente artigo teve como objetivo sustentar o vínculo entre o modelo de funções executivas com a teoria das abordagens de aprendizagem. Os resultados discutidos nesta pesquisa demonstram, por meio de evidências empíricas, que há uma correlação positiva entre as funções executivas e as abordagens de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Neurociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Abordagens de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação | pt_BR |
dc.subject | Funções executivas | pt_BR |
dc.subject.other | Neurociência cognitiva | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Regulação emocional | pt_BR |
dc.subject.other | Função executiva | pt_BR |
dc.title | Abordagens de aprendizagem e funções executivas: construtos relacionados ao controle e regulação do comportamento | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning approaches and executive functions: constructs related to the control and regulation of behavior | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Neurociências e suas Fronteiras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Virginia_ TCC_Especialização Neurociencias_2021.pdf | 398.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License