Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35372
Type: Monografia (especialização)
Title: Aprendendo Ciências com auxílio de recursos tecnológicos: propostas de ensino por meio de sequências didáticas
Authors: Luciana Patricia Fernandes
First Advisor: Ana Cristina Ribeiro Vaz
First Referee: Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Abstract: Este Trabalho de Final de Curso produzido durante o Curso de Pós-Graduação “Tecnologias Digitais e Educação 3.0” – nível especialização, ofertado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, reúne, além do memorial da autora, cinco sequências didáticas. As sequências didáticas se destinam a trabalhar habilidades de Ciências, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental. Essas sequências didáticas foram elaboradas usando ferramentas tecnológicas atrativas, de fácil utilização pelos estudantes, gratuitas e adequadas à faixa etária de destinação de cada sequência didática. Os assuntos abordados nas sequências didáticas foram: puberdade, células, vacinas, seleção natural e alimentação. Espera-se, com este trabalho, auxiliar professores a trabalhar em sala de aula conteúdos de maneira diversificada, utilizando-se de recursos digitais de modo a tornar o ensino mais adequado às demandas da sociedade moderna, tornando o uso da tecnologia um importante instrumento de promoção da aprendizagem.
Abstract: This final paper produced during the Graduate Course "Digital Technologies and Education 3.0" – specialization level, offered by the Pedagogical Center of the School of Basic and Professional Education of the Federal University of Minas Gerais, gathers, in addition to the author's memorial, five didactic sequences. The didactic sequences are intended to work science skills, present in the National Common Curriculum Base (BNCC) for the final years of elementary school. These didactic sequences were elaborated using attractive technological tools, easy to use by students, free of charge and appropriate to the age range of destination of each didactic sequence. The subjects addressed in the didactic sequences were: puberty, cells, vaccines, natural selection and feeding. It is expected with this work to help teachers to work in the classroom content sums in a diversified way, using digital resources in order to make teaching more appropriate to the demands of modern society, which is to make the use of technology as an important instrument to promote learning.
Subject: Educação tecnológica
Ciências - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35372
Issue Date: 12-Dec-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Versão Final - Luciana Patricia Fernandes.pdf767.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.