Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréia de Assis Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734838T7&tokenCaptchar=03AGdBq27jSEfHdDGhw4Oys0FtFb_HDmlx1qtkHGEHWtSAQXTFwRx7o3xXfqNx44UKoRK7110PgCmidOyZ0XIlzMAizaWy4CVYpDfrSybSzP0aL9RsMIuyiK-iLgVsSFlRfOeQhDujvTEE8k7sBsVR4zFHU-fl53KOvmoL36pQMhQwlr3oRAVVx1mO1S273xO0E8BIz8xDAhvdYz7GKeIYR-b7NsKWcnfAvkPYdHmb1grGJvJ-H0jtsPUI4f13jbqSx2CMDu23sQWotdOfI52jm_MpYjdi9V0t_Y2PB1J9KMo8vqWvbwX8qVabp1KwrJpInkMz3rJbBFAszDsKdvf1P7Iq2l5rPjYUqT3oSOZulp60I5hyCNcyLccej4_wtj7_Udcoz7wkU8EzgXGb2O9C-z-rmjyF-_QKMuLmrq1rZgI3RB9wVXgIhrLlLWfl_nmM7hD8gw0-IahqXC-62Pm_3kyw2QATG8KD1gpt_BR
dc.contributor.referee1Ruana Priscila da Silva Britopt_BR
dc.creatorLuciana Andrade Mello Campos Paixãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-24T18:06:22Z-
dc.date.available2021-03-24T18:06:22Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35373-
dc.description.abstractThe use of technology at the service of education has become a usual practice today since students are digital natives and their realities in, one way or another, are connected to the use of technology. The use of hybrid teaching where conservative practices are mixed with active technologies is increasingly present in the educational reality since, through this type of teaching, classes become more interesting, enjoyable and investigative. The aim of study of this research was the use of didactic sequences for the correct use of digital tools in the classroom. This study aims to lead the teacher to understand the importance of the elaboration of didactic sequences as a tool for the execution of his work in the classroom and the use of digital resources as a way to promote teaching where the student plays the main role of his learning through investigation and the appropriation of technological knowledge applied to any subject. It also seeks to ensure that the teacher understands his role as an active mediator in the hybrid teaching process. The methodology used was the study of digital tools and their application in the classroom daily. Research has shown that by combining technology with education through a well-designed didactic sequence, learning occurs in a more meaningful way and is correlated to the student's reality. Therefore, the research points to the efficiency of such teaching strategy as a tool for an effective hybrid teaching method.pt_BR
dc.description.resumoA utilização da tecnologia a serviço da educação vem se tornando uma prática usual na atualidade. Visto que os alunos são nativos digitais e suas realidades de uma forma ou de outra se conectam ao uso da tecnologia. A utilização do ensino híbrido em que práticas convencionais se misturam as tecnologias ativas está cada vez mais presente na realidade educacional, uma vez que, através deste tipo de ensino, as aulas podem se tornar mais interessantes, prazerosas e investigativas. O objeto de estudo desta pesquisa foi o uso de sequências didáticas para a correta utilização de ferramentas digitais em sala de aula. Este estudo possui como objetivos levar o professor a compreender a importância da elaboração das sequências didáticas como ferramenta da execução de seu trabalho em sala de aula e da utilização dos recursos digitais como forma de promover um ensino em que o aluno exerce a função de protagonista de sua aprendizagem através da investigação e da apropriação de conhecimentos tecnológicos aplicados a quaisquer disciplinas. Busca, também, que o professor entenda o seu papel de mediador ativo no processo de ensino híbrido. A metodologia empregada foi o estudo de ferramentas digitais e sua aplicação no cotidiano da sala de aula. A pesquisa demonstrou que ao aliar a tecnologia com a educação através de uma sequência didática bem elaborada, a aprendizagem ocorre de forma mais significativa e correlata à realidade do aluno. Portanto, a pesquisa aponta para a eficiência de tal estratégia de ensino como ferramenta para um efetivo ensino híbrido.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherSequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino híbridopt_BR
dc.titleA mediação da tecnologia como ferramenta na Educação: a utilização de sequências didáticas no ensino híbrido.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Luciana Andrade Mello Campos Paixão - versao final.pdfMonografia1.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons