Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35390
Tipo: Dissertação
Título: A abordagem integrada da termorregulação no ensino de Biologia na educação básica
Título(s) alternativo(s): The integrated approach to thermoregulation in the teaching of Biology in basic education
Autor(es): Camilo de Lelis Moraes
Primeiro Orientador: Cândido Celso Coimbra
Primeiro membro da banca : Gabriel Menezes Viana
Segundo membro da banca: Maristela de Oliveira Poletini
Resumo: A termorregulação é um fenômeno rítmico e sazonal próprio dos seres vivos, e atualmente está incorporada à Cronobiologia, ciência que investiga a organização temporal dos ritmos biológicos. É um assunto que aparece comumente implícito nos conteúdos e aulas de Biologia. Uma melhor compreensão sobre a termorregulação pode permitir aos estudantes o desenvolvimento conceitual dos significados de homeostase e metabolismo, termos importantes na aprendizagem em Biologia. O objetivo principal deste trabalho foi construir uma sequência didática investigativa, capaz de contribuir para o ensino-aprendizagem em termorregulação, de maneira diferenciada e integrada. A sequência didática foi aplicada em 30 estudantes do 2º/3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do município de Entre Rios de Minas. A aplicação ocorreu por etapas, onde inicialmente os alunos foram incentivados a socializar seus conhecimentos prévios, por meio de uma discussão mediada pelo professor e da aplicação de um questionário diagnóstico. Posteriormente, ocorreu a construção de hipóteses e a execução de uma atividade prática, o que favoreceu o aumento do protagonismo estudantil durante o processo de aprendizagem. Na etapa experimental, os discentes realizaram aferições de medidas de temperatura corporal de seus colegas, sendo os dados registrados, analisados e confrontados com as discussões e hipóteses por eles levantadas. O desenvolvimento desse trabalho possibilitou uma aprendizagem significativa e desenvolveu a capacidade argumentativa dos estudantes. A construção de conhecimentos pelos alunos propiciou discutir como os conceitos científicos são desenvolvidos e também contribuir para a promoção da saúde, enquanto ação coletiva e educativa.
Abstract: Thermoregulation is a rhythmic and seasonal phenomenon typical of living beings, and is currently incorporated into Chronobiology, a science that investigates the temporal organization of biological rhythms. It is a subject that appears commonly implicit in the contents and classes of Biology. A better understanding of thermoregulation can allow students to conceptualize the meanings of homeostasis and metabolism, important terms in learning in Biology. The main objective of this work was to build na investigative didactic sequence, capable of contributing to the teaching-learning in thermoregulation, in a differentiated and integrated way. The didactic sequence was applied to 30 students in the 2nd / 3rd year of high school at a public school in the town of Entre Rios de Minas. The application occurred in stages, where students were initially encouraged to socialize their previous knowledge, through a discussion mediated by the teacher and the application of a diagnostic questionnaire. Subsequently, the construction of hypotheses and the execution of a practical activity occurred, which favored an increase in student leadership during the learning process. In the experimental stage, the students made measurements of body temperature of their colleagues, the data being recorded, analyzed and compared with the discussions and hypotheses raised by them. The development of this work enabled significant learning and developed the students' argumentative capacity. The construction of knowledge by students made it possible to discuss how scientific concepts are developed and also contribute to health promotion, as a collective and educational action.
Assunto: Ensino - Biologia
Regulação da temperatura corporal
Ensino médio
Aprendizagem baseada em problemas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35390
Data do documento: 29-Out-2020
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