Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cândido Celso Coimbrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2082598564827785pt_BR
dc.contributor.referee1Gabriel Menezes Vianapt_BR
dc.contributor.referee2Maristela de Oliveira Poletinipt_BR
dc.creatorCamilo de Lelis Moraespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386701520424091pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-25T01:09:18Z-
dc.date.available2021-03-25T01:09:18Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35390-
dc.description.abstractThermoregulation is a rhythmic and seasonal phenomenon typical of living beings, and is currently incorporated into Chronobiology, a science that investigates the temporal organization of biological rhythms. It is a subject that appears commonly implicit in the contents and classes of Biology. A better understanding of thermoregulation can allow students to conceptualize the meanings of homeostasis and metabolism, important terms in learning in Biology. The main objective of this work was to build na investigative didactic sequence, capable of contributing to the teaching-learning in thermoregulation, in a differentiated and integrated way. The didactic sequence was applied to 30 students in the 2nd / 3rd year of high school at a public school in the town of Entre Rios de Minas. The application occurred in stages, where students were initially encouraged to socialize their previous knowledge, through a discussion mediated by the teacher and the application of a diagnostic questionnaire. Subsequently, the construction of hypotheses and the execution of a practical activity occurred, which favored an increase in student leadership during the learning process. In the experimental stage, the students made measurements of body temperature of their colleagues, the data being recorded, analyzed and compared with the discussions and hypotheses raised by them. The development of this work enabled significant learning and developed the students' argumentative capacity. The construction of knowledge by students made it possible to discuss how scientific concepts are developed and also contribute to health promotion, as a collective and educational action.pt_BR
dc.description.resumoA termorregulação é um fenômeno rítmico e sazonal próprio dos seres vivos, e atualmente está incorporada à Cronobiologia, ciência que investiga a organização temporal dos ritmos biológicos. É um assunto que aparece comumente implícito nos conteúdos e aulas de Biologia. Uma melhor compreensão sobre a termorregulação pode permitir aos estudantes o desenvolvimento conceitual dos significados de homeostase e metabolismo, termos importantes na aprendizagem em Biologia. O objetivo principal deste trabalho foi construir uma sequência didática investigativa, capaz de contribuir para o ensino-aprendizagem em termorregulação, de maneira diferenciada e integrada. A sequência didática foi aplicada em 30 estudantes do 2º/3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do município de Entre Rios de Minas. A aplicação ocorreu por etapas, onde inicialmente os alunos foram incentivados a socializar seus conhecimentos prévios, por meio de uma discussão mediada pelo professor e da aplicação de um questionário diagnóstico. Posteriormente, ocorreu a construção de hipóteses e a execução de uma atividade prática, o que favoreceu o aumento do protagonismo estudantil durante o processo de aprendizagem. Na etapa experimental, os discentes realizaram aferições de medidas de temperatura corporal de seus colegas, sendo os dados registrados, analisados e confrontados com as discussões e hipóteses por eles levantadas. O desenvolvimento desse trabalho possibilitou uma aprendizagem significativa e desenvolveu a capacidade argumentativa dos estudantes. A construção de conhecimentos pelos alunos propiciou discutir como os conceitos científicos são desenvolvidos e também contribuir para a promoção da saúde, enquanto ação coletiva e educativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectTermorregulaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherRegulação da temperatura corporalpt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleA abordagem integrada da termorregulação no ensino de Biologia na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe integrated approach to thermoregulation in the teaching of Biology in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5366-5864pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Mestrado.pdf6.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons