Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35428
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcos Elias Sala | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2668455532586881 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leandra de Castro Gonzaga Figueiró | pt_BR |
dc.creator | Alessandra Soares Ivo de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-26T12:10:54Z | - |
dc.date.available | 2021-03-26T12:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35428 | - |
dc.description.resumo | A educação recebe do mundo atual um forte apelo para acompanhar as transformações que as tecnologias digitais desencadearam na sociedade e, para isso, é imprescindível que alterações profundas em todo processo educativo sejam efetivadas. Na busca por fornecer ferramentas para a construção de metodologias ativas num trabalho docente fundamentado pelas tecnologias digitais planejou-se, neste trabalho, cinco sequências didáticas. Entendeu-se que ao inserir as tecnologias digitais, no planejamento pedagógico, uma pluralidade de escolhas pelo melhor caminho para alcançar os objetivos de uma aprendizagem mais ativa e significativa, foi avistada. Surgiram novas formas de ensinar e aprender e, certamente, transformações nas atuações não só dos docentes, mas também, dos estudantes. Saber que cada estudante é uma pessoa com capacidades e habilidades diferentes e pensar sobre uma aprendizagem mais colaborativa é urgente para o docente dos dias atuais. Por meio das sequências aqui apresentadas busca-se então uma reflexão profunda das práticas pedagógicas e da dinâmica estabelecida pelas tecnologias digitais no desdobramento de uma educação para o século XXI. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Ensino Fundamental - Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject.other | Práticas de ensino - Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf | 829.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.