Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcos Elias Salapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2668455532586881pt_BR
dc.contributor.referee1Leandra de Castro Gonzaga Figueirópt_BR
dc.creatorAlessandra Soares Ivo de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-26T12:10:54Z-
dc.date.available2021-03-26T12:10:54Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35428-
dc.description.resumoA educação recebe do mundo atual um forte apelo para acompanhar as transformações que as tecnologias digitais desencadearam na sociedade e, para isso, é imprescindível que alterações profundas em todo processo educativo sejam efetivadas. Na busca por fornecer ferramentas para a construção de metodologias ativas num trabalho docente fundamentado pelas tecnologias digitais planejou-se, neste trabalho, cinco sequências didáticas. Entendeu-se que ao inserir as tecnologias digitais, no planejamento pedagógico, uma pluralidade de escolhas pelo melhor caminho para alcançar os objetivos de uma aprendizagem mais ativa e significativa, foi avistada. Surgiram novas formas de ensinar e aprender e, certamente, transformações nas atuações não só dos docentes, mas também, dos estudantes. Saber que cada estudante é uma pessoa com capacidades e habilidades diferentes e pensar sobre uma aprendizagem mais colaborativa é urgente para o docente dos dias atuais. Por meio das sequências aqui apresentadas busca-se então uma reflexão profunda das práticas pedagógicas e da dinâmica estabelecida pelas tecnologias digitais no desdobramento de uma educação para o século XXI.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subject.otherEducação - Tecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherEducação - Ensino Fundamental - Sequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherPráticas de ensino - Tecnologias digitaispt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf829.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.