Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35429
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O livro de artista: possibilidade como material didático pedagógico para ensino das artes visuais
Título(s) alternativo(s): The artist's book: possibility as pedagogical didactic material for the teaching of visual arts
Autor(es): Rose Mary Andrade Rodrigues
Primeiro Orientador: Mônica Vaz da Costa
Primeiro membro da banca : Natália Rezende Oliveira
Resumo: Esta monografia tem como objeto o livro de artista que, embora seja uma linguagem recorrente nas artes plásticas, nem sempre é utilizado como recurso metodológico no cenário educacional. Espera-se levar ao conhecimento, não só o livro de artista como material didático e também como iniciativa à produção artística, mas mostrar o seu protagonismo no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa apresenta ao meio educativo o uso do livro de artista como material didático/pedagógico e como este pode ser usado multidisciplinarmente nas atividades práticas das aulas de Artes e associados a outras disciplinas do currículo escolar, permitindo que professores e alunos pensem novas maneiras de fazer e compreender Arte. A metodologia usada foi bibliográfica, interpretativa, descritiva e investigativa, usando, para tanto, fontes primárias e secundárias, tais como livros, artigo, tese, monografia e projetos de pesquisa dentro e fora do Brasil. Com esta monografia pretende-se comprovar que, para o livro de artista se efetivar na escola, o professor deve ser também um pesquisador-artista e usar de todo e qualquer recurso que facilite a compreensão e ensino de Artes Visuais.
Abstract: This monograph has the artist's book as an object of study, which despite being peculiar in the area of fine arts, is not always used as a methodological resource in the educational scenario. I expect to bring to knowledge, not only the artist's book as a didactic material and also as an initiative for the artistic production, but to show its role in the teaching-learning process. This study presents to the educational sphere the use of the artist's book as a didactic/pedagogical material and how it can be used in a multidisciplinary way in the practical activities of the Art classes, and associated with other disciplines of the school curriculum, allowing teachers and students to think of new ways to make Art. The methodology used was bibliographic, interpretative, descriptive, and investigative, using primary and secondary sources, such as books, articles, theses, monographs, and research projects from Brazil and abroad. With this monograph, I intended to prove that, for the artist's book to become effective at school, the teacher must also be a researcherartist and use any and all resources that may aid the understanding and teaching of Visual Arts.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Livros artísticos
Material didático
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35429
Data do documento: 1-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Finalizada Rose_Mary_Andrade_Rodrigues.pdf900.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.