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http://hdl.handle.net/1843/35432
Type: | Tese |
Title: | Os impasses do ensino superior privado brasileiro: o professor e a perversão do laço formativo |
Other Titles: | Les impasses de l'enseignement supérieur privé au Brésil: l'enseignant et la perversion du lien formatif The impasses of Brazilian private higher education: the teacher and the perversion of the formative bond. |
Authors: | Isael de Jesus Sena |
First Advisor: | Marcelo Ricardo Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Leandro de Lajonquière |
First Referee: | Eric Plaisance |
Second Referee: | Ilaria Pirone |
Third Referee: | Mônica Maria farid Rahme |
metadata.dc.contributor.referee4: | Júlio Emílio Diniz Pereira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Sandra Francesca Conte de Almeida |
Abstract: | A presente tese visa a refletir sobre os efeitos deletérios produzidos no laço formativo, na relação entre o professor e o aluno, como desdobramento da privatização do ensino universitário brasileiro. Em nome da luta contra as desigualdades sociais e frente à exclusão massiva de jovens ao acesso ao ensino superior, o governo brasileiro do então presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) implementou um conjunto de políticas públicas que possibilitaram a expansão do sistema de ensino primário, secundário e universitário. Na continuidade, os governos de esquerda, inicialmente o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e Dilma Vana Roussef (2011-2016), curiosamente, contribuíram para esse mesmo processo, mantendo enfoque na política de privatização, através do fomento à abertura de novas instituições superiores de ensino privado, merecedoras de subsídios financeiros indiretos do estado nacional. Esse processo de privatização se reduziu a uma mercantilização do ensino superior e que, portanto, contrariamente ao propalado, veio acompanhada de uma pauperização de qualidade da formação acadêmico-profissional, que se traduz, entre outras coisas, em diplomas desvalorizados no mercado de trabalho. No intuito de produzir um descolamento neste debate socioeconômico, graças a ferramentas conceituais psicanalíticas, apontamos para os efeitos subjetivos deletérios tanto sobre os docentes quanto sobre os estudantes universitários. A mercantilização da formação universitária à maneira brasileira acaba produzindo uma torção perversa ou cínica no laço subjetivo entre professor e aluno que, impossibilitando seu genuíno desdobramento, pode estar os induzindo a um quadro de apatia ou melancolia formativa generalizada. Assim sendo, a pretendida luta contra as desigualdades sociais acaba recaindo com usura naquilo mesmo que ela se diz combater. |
Abstract: | This thesis aims to reflect on the deleterious effects produced in the formative bond, in the relationship between the teacher and the student, as a consequence of the privatization of Brazilian university education. In the name of the fight against social inequalities and the massive exclusion of young people from access to higher education, the Brazilian government of then president, Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), implemented a set of public policies that enabled the expansion of the elementary, secondary and university education system. In the continuity, the leftwing governments, initially the former president Luíz Inácio Lula da Silva (2003- 2011) and after the former president Dilma Vana Roussef (2011-2016), interestingly, contributed to this same process, maintaining a focus on the privatization policy, by fostering the opening of new higher education institutions, deserving of indirect financial subsidies from the national state. This privatization process has been reduced to a commodification of higher education and, therefore, contrary to what has been proclaimed, it was accompanied by a quality pauperization of the academic-professional formation, which translates, among other things, into undervalued diplomas in the labor market. In order to produce a displacement in this socioeconomic debate, thanks to psychoanalytic conceptual tools, we point to the deleterious subjective effects on teachers and university students. The mercantilization of university education by the “Brazilian way” ends up producing a perverse or cynical twist in the subjective bond between teacher and student that, by making its genuine development impossible, may be inducing them to a picture of apathy or generalized formative melancholy. Therefore, the intended fight against social inequalities ends up falling with usury in what it says to combat. |
Subject: | Ensino superior Privatização na educação Professores e alunos Universidades e faculdades particulares Professores universitários -- Prática de ensino Professores universitários -- Trabalho |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35432 |
Issue Date: | 27-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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