Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/35435
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Fonoaudiologia e educação digital: sequências didáticas de ciências e linguagens para crianças |
Autor(es): | Aline Carmen Faria Resende |
primer Tutor: | Luiza Santana Chaves |
primer miembro del tribunal : | Eulálio Marques Borges |
Resumen: | Sequências didáticas (SDs) são estratégias de ensino compostas por etapas continuadas e passos planejados que visam dar maior sentido às atividades pedagógicas que compõem o processo educativo. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de apresentar de forma reflexiva as 5 (cinco) SDs realizadas na Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. As SDs aqui propostas são indicadas para o Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, com foco na abordagem do uso das tecnologias digitais e o diálogo entre as áreas da Saúde (Fonoaudiologia) e da Educação (desenvolvimento das linguagens e do interesse pela ciência). Buscamos auxiliar fonoaudiólogos e professores em um olhar mais diversificado, correlacionando os conteúdos de ciências, linguagens, fonoaudiologia e educação digital. Espera-se com esse trabalho contribuir com propostas significativas para os profissionais que visam trabalhar com crianças e que buscam uma prática diferenciada, aliando desenvolvimento fonoaudiológico e atuação pedagógica. |
Abstract: | Didactic Sequences (DS) are teaching strategies composed of continuous steps and planned steps that aim to give greater meaning to the pedagogical activities that make up the educational process. This Monography aims to reflectively present the 5 (five) DS performed in the Specialization in Digital Technologies and Education 3.0. The DS proposed here are indicated for Kindergarten and Primary School, with a focus on addressing the use of digital technologies and the dialogue between the areas of Health (Speech Therapy) and Education (development of languages and interest in science). We seek to assist speech therapists and teachers in a more diversified view, correlating the contents of science, languages, speech therapy and digital education. This work is expected to contribute with significant proposals for professionals who aim to work with children and who seek a differentiated practice, combining speech therapy development and pedagogical performance. |
Asunto: | Sequências didáticas Educação tecnológica Fonoaudiologia para crianças Ciências - Estudo e ensino Linguagem - Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35435 |
Fecha del documento: | 12-dic-2020 |
Término del Embargo: | 12-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO DIGITAL.pdf | 2.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.