Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35446
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas inclusivas do esporte na escola: uma experiência com o Sorvebol na Escola Municipal Hilda Rabello Matta.
Autor(es): Paula Marcos Teixeira de Melo
Primeiro Orientador: Amanda Fonseca Soares Freitas
Primeiro Coorientador: Luiz Gustavo Nicácio
Primeiro membro da banca : Tulio Campos
Segundo membro da banca: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Terceiro membro da banca: Tania Margarida Lima Costa
Resumo: O presente trabalho faz parte da conclusão do curso de Especialização em Residência Docente em Educação Física do Centro Pedagógico da UFMG. A autora fez um relato das influências, valores e significados do esporte na sua formação educacional e profissional. Neste sentido, tratou-se do estudo das diferentes concepções históricas e filosóficas do esporte na sociedade até os tempos atuais. Este percurso de formação profissional foi sendo ampliado e transformado por capacitações profissionais e troca de experiências realizadas pela professora que ampliaram os objetivos e significados da sua prática pedagógica no ensino de novas cultura sobre o esporte na escola. Desta forma, fez-se uma reflexão sobre as dificuldades e avanços na inserção do esporte Sorvebol no cotidiano das aulas de Educação Física do 3º ciclo de formação da Escola Municipal Hilda Rabello da Matta.
Abstract: The present work is part of the conclusion of the specialization course in teaching residency in physical education at UFMG’s pedagogical center. The author gave an account of the influence, values, and meanings of sports in her educational and professional training. In this sense it was a study of the different historical and philosophical conceptions of sport in society until present times. This professional training path was expanded and transformed by professional training and exchanged of experiences carried out by the teacher, which expanded the objectives and meaning of her pedagogical practice in teaching about new sports at school. Thus, a reflection was made about difficulties and advances in the insertion of sport Sorvebol in the daily of physical education classes of the 3rd cycle of formation of the Municipal School Hilda Rabello da Matta.
Assunto: Educação física - Currículos
Esporte escolar
Educação física - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35446
Data do documento: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Repositorio Ficha e Ata.pdfMonografia de conclusão de curso pós graduação Centro Pedagógico UFMG2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons