Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Amanda Fonseca Soares Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9497259929006975pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luiz Gustavo Nicáciopt_BR
dc.contributor.referee1Tulio Campospt_BR
dc.contributor.referee2Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Riccipt_BR
dc.contributor.referee3Tania Margarida Lima Costapt_BR
dc.creatorPaula Marcos Teixeira de Melopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-26T15:28:58Z-
dc.date.available2021-03-26T15:28:58Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35446-
dc.description.abstractThe present work is part of the conclusion of the specialization course in teaching residency in physical education at UFMG’s pedagogical center. The author gave an account of the influence, values, and meanings of sports in her educational and professional training. In this sense it was a study of the different historical and philosophical conceptions of sport in society until present times. This professional training path was expanded and transformed by professional training and exchanged of experiences carried out by the teacher, which expanded the objectives and meaning of her pedagogical practice in teaching about new sports at school. Thus, a reflection was made about difficulties and advances in the insertion of sport Sorvebol in the daily of physical education classes of the 3rd cycle of formation of the Municipal School Hilda Rabello da Matta.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho faz parte da conclusão do curso de Especialização em Residência Docente em Educação Física do Centro Pedagógico da UFMG. A autora fez um relato das influências, valores e significados do esporte na sua formação educacional e profissional. Neste sentido, tratou-se do estudo das diferentes concepções históricas e filosóficas do esporte na sociedade até os tempos atuais. Este percurso de formação profissional foi sendo ampliado e transformado por capacitações profissionais e troca de experiências realizadas pela professora que ampliaram os objetivos e significados da sua prática pedagógica no ensino de novas cultura sobre o esporte na escola. Desta forma, fez-se uma reflexão sobre as dificuldades e avanços na inserção do esporte Sorvebol no cotidiano das aulas de Educação Física do 3º ciclo de formação da Escola Municipal Hilda Rabello da Matta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEsporte escolarpt_BR
dc.subjectOrganização Curricular da Educação Físicapt_BR
dc.subject.otherEducação física - Currículospt_BR
dc.subject.otherEsporte escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.titlePráticas inclusivas do esporte na escola: uma experiência com o Sorvebol na Escola Municipal Hilda Rabello Matta.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-1150-9692pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Repositorio Ficha e Ata.pdfMonografia de conclusão de curso pós graduação Centro Pedagógico UFMG2.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons