Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35488
Type: Dissertação
Title: Formação continuada de professores (as) de Educação Física em Contagem/MG: narrar a experiência, escrever a aula
Authors: Aline Borges Moreira Dias
First Advisor: Admir Soares de Almeida Júnior
First Referee: Tarcísio Mauro vago
Second Referee: Guilherme do Val Toledo Prado
Abstract: Este memorial de formação traz relatos de experiências de vida, experiências acadêmicas e profissionais de uma professora de educação física da rede Municipal de Contagem, com ênfase nos anos de 2018, 2019 e 2020: período em que foi mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar, professora de educação física na Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento, formadora e membro do “Coletivo de Professores de Educação Física narradores de seus Saberes e Fazeres”. Parte da história narrada neste memorial são desdobramentos da constituição de um coletivo de professores de educação física da rede municipal de Contagem parte de uma ação de formação continuada que tinha como objetivo criar narrativas pedagógicas – pipocas pedagógicas (CAMPOS e PRADO 2013) - textos curtos que relatam causos/acontecimentos do cotidiano docente e trazem à tona reflexões sobre a pratica de ensino, experiências, saberes e fazeres produzidos nas escolas e nas aulas de educação física. A narrativa é um convite aos docentes e gestores da educação pública brasileira a pensar nos formatos de educação continuada que vem sendo implantados, no Brasil, e sua relação com a prática docente, e como estes espaços tem se constituído como um momento privilegiado para o diálogo coletivo e troca de experiências sobre a prática pedagógica entre os pares.
Abstract: This training memorial brings reports of life, academic and professional experiences of a physical education teacher from the municipal education system of Contagem with an emphasis on the years 2018, 2019 and 2020: period when she was a master's student in the Professional Master's Program in Physical Education Scholar, physical education teacher at Albertina Alves do Nascimento Municipal School, trainer and member of the “Collective of Physical Education Teachers who narrate their Knowledge and Practice”. Part of the story narrated in this memorial is the result of the constitution of a collective of physical education teachers from the municipal network of Contagem, part of a continuing education action that aimed to create pedagogical narratives – “pedagogical popcorn” (CAMPOS and PRADO 2013) - short texts that they report cases / events in the teaching routine and bring up reflections on teaching practices, experiences, knowledge and actions produced in schools and physical education classes. The narrative is an invitation to teachers and managers of Brazilian public education to think about the continuing education formats that have been implemented in Brazil and their relationship with teaching practice and how these spaces have been constituted as a privileged moment for collective dialogue and exchange of experiences on pedagogical practice among peers.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35488
Issue Date: 26-Jun-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Aline Borges Moreira Dias FINAL.pdfDissertação8.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.