Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35530
Tipo: Dissertação
Título: Identificando práticas epistêmicas na utilização de um jogo sério colaborativo para o ensino de imunologia
Autor(es): Felipe Monteiro Lima
Primeiro Orientador: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Primeiro membro da banca : Marina de LIma Tavares
Segundo membro da banca: Luiz Gustavo Franco Silveira
Resumo: O presente trabalho propôs a construção e análise de um jogo sério colaborativo a partir do tema Imunologia, desenvolvido a partir de uma abordagem investigativa, como proposta de material de apoio ao professor. Sabemos que os conteúdos que se referem à Imunologia são ainda pouco explorados nas salas de aula, apesar de importantes no desenvolvimento dos alunos da educação básica. O jogo sério colaborativo foi desenvolvido no formato Role Playing Game (RPG) fornecendo uma interface que busca incentivar a interação entre os alunos para a resolução de problemas investigativos em um ambiente lúdico, de forma a favorecer o engajamento dos participantes. Ele foi aplicado em duas turmas do 1º ano do ensino médio de uma escola da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Os dados foram coletados por meio da análise do caderno de campo, dos registros de conversas do bate-papo compreendidos na interface do jogo e de áudios e vídeos. A partir do trabalho desenvolvido, apresentamos uma análise sobre o jogo, buscando compreender as interações discursivas entre os alunos, identificando as práticas epistêmicas de produção de conhecimento, em que evidenciamos a utilização das práticas epistêmicas se interagindo para a resolução do problema investigativo proposto. Elas foram identificadas a partir de uma ferramenta de análise organizadas em um sistema de categorias em que foi possível evidenciar as práticas: problematizando, planejando investigação, lidando com situação anômala ou problemática, construindo dados, checando entendimento, concluindo, considerando diferentes fontes de dados, elaborando hipóteses, utilizando conceitos para interpretar dados, durante a utilização do jogo sério investigativo colaborativo.
Abstract: The present work proposed the construction and analysis of a serious collaborative game based on the theme Immunology, developed from an investigative approach, as a proposal for teacher support material. We know that the contents that refer to Immunology are still little explored in the classrooms, although they are important in the development of basic education students. The electronic game in the Role Playing Game (RPG) format provided an interface that seeked to encourage interaction between students to solve investigative problems in a playful environment, in order to encourage the engagement of participants. The collaborative game was applied in two classes of the 1st year of high school at a school in the metropolitan region of Belo Horizonte / MG. The data were collected through the analysis of the field notebook, the chat conversation records included in the game interface and audios and videos. Based on the work developed, we present an analysis of the game, seeking to understand the discursive interactions between students, identifying the epistemic practices of knowledge production.
Assunto: Educação
Jogos educativos
Jogos por computador
Ciências (Ensino médio) - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Imunologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35530
Data do documento: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons