Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fábio Augusto Rodrigues e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716025029694166pt_BR
dc.contributor.referee1Marina de LIma Tavarespt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Gustavo Franco Silveirapt_BR
dc.creatorFelipe Monteiro Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067151938602385pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-05T11:56:45Z-
dc.date.available2021-04-05T11:56:45Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35530-
dc.description.abstractThe present work proposed the construction and analysis of a serious collaborative game based on the theme Immunology, developed from an investigative approach, as a proposal for teacher support material. We know that the contents that refer to Immunology are still little explored in the classrooms, although they are important in the development of basic education students. The electronic game in the Role Playing Game (RPG) format provided an interface that seeked to encourage interaction between students to solve investigative problems in a playful environment, in order to encourage the engagement of participants. The collaborative game was applied in two classes of the 1st year of high school at a school in the metropolitan region of Belo Horizonte / MG. The data were collected through the analysis of the field notebook, the chat conversation records included in the game interface and audios and videos. Based on the work developed, we present an analysis of the game, seeking to understand the discursive interactions between students, identifying the epistemic practices of knowledge production.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs a construção e análise de um jogo sério colaborativo a partir do tema Imunologia, desenvolvido a partir de uma abordagem investigativa, como proposta de material de apoio ao professor. Sabemos que os conteúdos que se referem à Imunologia são ainda pouco explorados nas salas de aula, apesar de importantes no desenvolvimento dos alunos da educação básica. O jogo sério colaborativo foi desenvolvido no formato Role Playing Game (RPG) fornecendo uma interface que busca incentivar a interação entre os alunos para a resolução de problemas investigativos em um ambiente lúdico, de forma a favorecer o engajamento dos participantes. Ele foi aplicado em duas turmas do 1º ano do ensino médio de uma escola da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Os dados foram coletados por meio da análise do caderno de campo, dos registros de conversas do bate-papo compreendidos na interface do jogo e de áudios e vídeos. A partir do trabalho desenvolvido, apresentamos uma análise sobre o jogo, buscando compreender as interações discursivas entre os alunos, identificando as práticas epistêmicas de produção de conhecimento, em que evidenciamos a utilização das práticas epistêmicas se interagindo para a resolução do problema investigativo proposto. Elas foram identificadas a partir de uma ferramenta de análise organizadas em um sistema de categorias em que foi possível evidenciar as práticas: problematizando, planejando investigação, lidando com situação anômala ou problemática, construindo dados, checando entendimento, concluindo, considerando diferentes fontes de dados, elaborando hipóteses, utilizando conceitos para interpretar dados, durante a utilização do jogo sério investigativo colaborativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJogo sério colaborativopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectPráticas epistêmicaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherJogos por computadorpt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherImunologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleIdentificando práticas epistêmicas na utilização de um jogo sério colaborativo para o ensino de imunologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons