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Tipo: Dissertação
Título: O Programa Universidade para Todos (ProUni): um estudo do perfil dos bolsistas e da perspectiva de gestores de uma instituição privada de ensino superior de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): The University for All Program (ProUni): a study of the scholarship student’s profile and the perspective of the managers of a private higher education institution from Belo Horizonte
Autor(es): Liliane Gonçalves Fernandes de Lima
primer Tutor: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
primer miembro del tribunal : Cláudio Marques Martins Nogueira
Segundo miembro del tribunal: Maria Inês Martins
Resumen: O objetivo desta pesquisa é o de traçar o perfil e a trajetória acadêmica do atual bolsista do ProUni, no contexto brasileiro e no contexto de uma universidade privada da cidade de Belo Horizonte. Para tanto, foram utilizados: (i) dados secundários provenientes do Censo da Educação Superior brasileira e de fontes documentais emanadas da instituição investigada; (ii) dados primários obtidos em entrevistas semiestruturadas com gestoras da instituição. Os resultados evidenciaram que o perfil do estudante beneficiário do Programa discrepa parcialmente do perfil geral do estudante do ensino superior privado no Brasil, bem como do perfil do estudante da instituição investigada, o qual vem se elitizando no curso dos últimos anos. Tais resultados confirmam teorias sociológicas acerca da democratização segregada no processo de expansão e massificação do ensino superior, a exemplo das análises sobre a existência de “desigualdades horizontais” que condicionam o ingresso e o sucesso dos grupos sociais menos favorecidos.
Abstract: This research’s objective is to delineate the profile and the academic’s trajectory of the current ProUni’s scholar in the Brazilian context and a private institution from the city of Belo Horizonte. For this, were used: (i) secondary data from the Brazilian Higher Education Census and documentary sources generated by the investigated institution; (ii) and primary data obtained in semi-structured interviews with the institution managers. The results show that the profile of the student attended by the program partially differs from the general profile of the private higher education student in Brazil, as from the students’ profile of the investigated institution, which it’s becoming more affluent in the course of the last years. Such results confirm socio-logical theories about the segregated democratization in the process of expansion and massification of higher education, as viewed from the analysis about the existence of “horizontal inequalities” that condition the access and success of the less advantaged social groups.
Asunto: Democratização da educação
Ajuda federal ao ensino superior
Educação e Estado
Ensino superior - Aspectos sociais
Ensino superior - Belo Horizonte (MG)
Direito à educação
Ajuda federal às escolas particulares
Universidades e faculdades particulares - Belo Horizonte (MG)
Ensino superior e Estado
ProUni (Programa)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35534
Fecha del documento: 16-dic-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



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