Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Alice de Lima Gomes Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543227391255854pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudio Marques Martins Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Inês Martinspt_BR
dc.creatorLiliane Gonçalves Fernandes de Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271162599561833pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-05T13:40:13Z-
dc.date.available2021-04-05T13:40:13Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35534-
dc.description.abstractThis research’s objective is to delineate the profile and the academic’s trajectory of the current ProUni’s scholar in the Brazilian context and a private institution from the city of Belo Horizonte. For this, were used: (i) secondary data from the Brazilian Higher Education Census and documentary sources generated by the investigated institution; (ii) and primary data obtained in semi-structured interviews with the institution managers. The results show that the profile of the student attended by the program partially differs from the general profile of the private higher education student in Brazil, as from the students’ profile of the investigated institution, which it’s becoming more affluent in the course of the last years. Such results confirm socio-logical theories about the segregated democratization in the process of expansion and massification of higher education, as viewed from the analysis about the existence of “horizontal inequalities” that condition the access and success of the less advantaged social groups.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é o de traçar o perfil e a trajetória acadêmica do atual bolsista do ProUni, no contexto brasileiro e no contexto de uma universidade privada da cidade de Belo Horizonte. Para tanto, foram utilizados: (i) dados secundários provenientes do Censo da Educação Superior brasileira e de fontes documentais emanadas da instituição investigada; (ii) dados primários obtidos em entrevistas semiestruturadas com gestoras da instituição. Os resultados evidenciaram que o perfil do estudante beneficiário do Programa discrepa parcialmente do perfil geral do estudante do ensino superior privado no Brasil, bem como do perfil do estudante da instituição investigada, o qual vem se elitizando no curso dos últimos anos. Tais resultados confirmam teorias sociológicas acerca da democratização segregada no processo de expansão e massificação do ensino superior, a exemplo das análises sobre a existência de “desigualdades horizontais” que condicionam o ingresso e o sucesso dos grupos sociais menos favorecidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProUnipt_BR
dc.subjectEnsino superior privadopt_BR
dc.subjectDemocratização do ensino superiorpt_BR
dc.subject.otherDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subject.otherAjuda federal ao ensino superiorpt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherDireito à educaçãopt_BR
dc.subject.otherAjuda federal às escolas particularespt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades particulares - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherEnsino superior e Estadopt_BR
dc.subject.otherProUni (Programa)pt_BR
dc.titleO Programa Universidade para Todos (ProUni): um estudo do perfil dos bolsistas e da perspectiva de gestores de uma instituição privada de ensino superior de Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeThe University for All Program (ProUni): a study of the scholarship student’s profile and the perspective of the managers of a private higher education institution from Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4157-3705pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.