Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35535
Type: Dissertação
Title: O currículo da cidade e os modos de subjetivação de crianças em uma experiência de educação integral
Other Titles: The city curriculum and children's subjectivation modes in an integral education experience
Authors: Pollyanna Regina Batista de Souza
First Advisor: Maria Carolina da Silva Caldeira
First Referee: Clarice Salete Traversini
Second Referee: Levindo Diniz Carvalho
Abstract: Esta dissertação apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que analisou um currículo da cidade configurado pelos trajetos de ida e de volta de um grupo de 37 crianças entre 6 e 10 anos de idade da Escola Integrada, política exclusiva de educação integral da cidade de Belo Horizonte/MG. Esses trajetos se referem ao deslocamento que essas crianças fizeram da escola na qual o programa é organizado até um espaço extraescolar onde acontecem algumas atividades - o que faz com que essas crianças tenham contato com a cidade. A pesquisa fundamentou-se na teoria curricular pós-crítica, particularmente nas contribuições dos estudos culturais, que parte do pressuposto de que é possível criar sentidos para os diferentes objetos do mundo, como uma cidade. Além disso, utilizou-se os estudos de Michel Foucault para compreender a produção dos sujeitos na contemporaneidade, levando em consideração os elementos que constituem o dispositivo da infantilidade que marcam os sujeitos-infantis. Nessa direção, o objetivo geral desta pesquisa foi o de mostrar como esse currículo da cidade provocou as crianças investigadas e possibilitou diferentes situações em que elas se posicionaram como sujeitos de variados tipos mediante diversas marcações identitárias. Tais posições articulam gênero, geração, trabalho, moralidade, cidadania e, também, espaços físicos próximos a esse currículo que se relacionam à classe social. Para a produção das informações da pesquisa utilizou-se como procedimento metodológico a observação direta, que é um dos elementos da etnografia educacional. O registro das informações foi feito em diário de campo e as análises realizadas sob a perspectiva da análise de discurso foucaultiana. Com isso, os resultados encontrados evidenciam como um currículo da cidade possui incontáveis possibilidades, já que ele é composto por elementos que se incorporam a discursos de diferentes ordens e inserem as pessoas nas mais diferentes relações de poder. Um dos discursos que se apresentaram de forma mais acentuada durante a análise foi o discurso escolar que marcava crianças e monitores/as, colocando-os/as em posição de alunos/as e docentes, mesmo em uma prática que se dá em espaço não escolar. Como o currículo da cidade é múltiplo, também foi possível perceber que as crianças irrompiam de novidades um território que tinha como características a vizinhança, o comércio e as dinâmicas de circulação conhecidas desse grupo.
Abstract: This dissertation presents the results of a master's research that analyzed a city curriculum configured by the round-trip routes of a group of 37 children between 6 and 10 years of age from the Integrated School, an exclusive policy of integral education in the city of Belo Horizonte / MG. These routes refer to the displacement these children made from the school in which the program is organized to an extra-school space where some activities take place - which makes these children have contact with the city. The research was based on post-critical curriculum theory, particularly on the contributions of cultural studies, which assumes that it is possible to create meanings for different objects in the world, such as a city. In addition, Michel Foucault's studies were used to understand the production of subjects in contemporary times, taking into account the elements that constitute the device of childishness that characterize child subjects. In this direction, the general objective of this research was to show how this curriculum in the city provoked the children investigated and made possible different situations in which they positioned themselves as subjects of various types through different identities. Such positions articulate gender, generation, work, morality, citizenship and, also, physical spaces close to this curriculum that are related to social class. For the production of research information, direct observation was used as a methodological procedure, which is one of the elements of educational ethnography. The information was recorded in a field diary and the analyzes carried out from the perspective of Foucault's discourse analysis. With this, the results found show how a city's curriculum has countless possibilities, since it is composed of elements that are incorporated into discourses of different orders and insert people in the most different power relations. One of the discourses that presented themselves in a more accentuated way during the analysis was the school discourse that marked children and monitors, placing them in the position of students and teachers, even in a practice that takes place in a non-school space. As the city's curriculum is multiple, it was also possible to notice that the children were bursting with news in a territory whose characteristics were the neighborhood, the commerce and the dynamics of circulation known to this group.
Subject: Educação
Educação integral - Belo Horizonte (MG)
Educação de crianças - Currículo
Currículo escolar
Etnografia
Infantilidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/35535
Issue Date: 15-Dec-2020
metadata.dc.description.embargo: 15-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.