Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Graciela Inés Ravetti de Gómezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4496741263287579pt_BR
dc.contributor.referee1Myriam Corrêa de Araújo Ávilapt_BR
dc.contributor.referee2Karla Fernandes Ciprestept_BR
dc.creatorRicardo Araújo de Alkimimpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7560746524253367pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-05T20:51:47Z-
dc.date.available2021-04-05T20:51:47Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35548-
dc.description.abstractWe present a reading of El entenado (The Witness) that is guided by the articulation between the notions of speculative anthropology, by Juan José Saer, and space in-between, by Silviano Santiago. Our hypothesis is that, on the one hand, these two concepts serve as reading keys for Saerian novel, and, on the other, this narrative can serve as a paradigm for the analysis and understanding of these two literary proposals. With the aim of building a zone of contacts and frictions between the theoretical, critical and fictional projects of these two writers, we verify their narrative assumptions based on the relationship they allow to establish with anthropological practice and with performance art. We examine the border positioning that El entenado maintains with literary tradition, exploring both the conflicting relationship that this narrative establishes with historical and ethnographic discourses and with mimetic art as well as the narrator’s transit between the European and Amerindian worlds. We analyze the specular and anthropological aspects implied in Saer’s concept of fiction in comparison with Santiago’s “hinge-characters” and Eduardo Viveiros de Castro’s Amerindian perspectivism. We try to show how Saer and Santiago, through the projection of their bodies on the world and through a writing made of performance and catachresis, make re-readings of Western literature, recreating it from the intersection of this tradition with their respective regional perspectives. We consider that, although their due proposals for marginal discursive positioning and search for aesthetic autonomy have some characteristics in common, Saer and Santiago differ in relation to the way they use the literary models of tradition in their narratives.pt_BR
dc.description.resumoApresentamos uma leitura de El entenado (O enteado) que se orienta pela articulação entre as noções de antropologia especulativa, de Juan José Saer, e de entre-lugar, de Silviano Santiago. Nossa hipótese é que, por um lado, esses dois conceitos servem como chaves de leitura para romance saeriano, e, por outro, esta narrativa pode servir como paradigma para análise e compreensão dessas duas propostas literárias. Com o objetivo de construir uma zona de contatos e atritos entre os projetos teóricos, críticos e ficcionais desses dois escritores, verificamos seus pressupostos narrativos a partir da relação que eles permitem estabelecer com a prática antropológica e com a arte performática. Examinamos o posicionamento fronteiriço que El entenado mantém com a tradição literária, explorando tanto a relação conflituosa que essa narrativa estabelece com os discursos históricos e etnográficos e com a arte mimética quanto o trânsito do narrador entre os mundos europeu e ameríndio. Analisamos os aspectos especulares e antropológicos subentendidos no conceito de ficção de Saer em comparação com os “personagens-dobradiça” de Santiago e com o perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro. Procuramos evidenciar como Saer e Santiago, por meio da projeção de seus corpos sobre o mundo e de uma escrita performática e catacrésica, efetuam releituras da literatura ocidental, recriando-a a partir do cruzamento dessa tradição com suas respectivas perspectivas regionais. Consideramos que, embora suas devidas propostas de posicionamento discursivo marginal e de busca de autonomia estética apresentem algumas características em comum, Saer e Santiago se diferenciam em relação ao modo de utilização dos modelos literários da tradição em suas narrativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura latino-americanapt_BR
dc.subjectJuan José Saerpt_BR
dc.subjectSilviano Santiagopt_BR
dc.subjectAntropologia especulativapt_BR
dc.subjectEntre-lugarpt_BR
dc.subjectEl entenadopt_BR
dc.subject.otherSaer, Juan José, 1937-2005. – Entenado – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSantiago, Silviano, 1936- – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura latino-americana – História e críticapt_BR
dc.subject.otherFicção argentina– História e críticapt_BR
dc.subject.otherAntropologia na literaturapt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherEspaço e tempo na literaturapt_BR
dc.titleEl entenado e a tradição literária: olhares críticos latino-americanos a partir das perspectivas de Juan José Saer e Silviano Santiagopt_BR
dc.title.alternativeEl entenado y la tradición literaria: miradas críticas latinoamericanas desde las perspectivas de Juan José Saer y Silviano Santiagopt_BR
dc.title.alternativeEl entenado and the literary tradition: Latin American critical views from the perspectives of Juan José Saer and Silviano Santiagopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALKIMIM, Ricardo Araújo de. El entenado e a tradição literária [dissertação].pdfDissertação de Mestrado 20201.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.