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http://hdl.handle.net/1843/35558
Tipo: | Dissertação |
Título: | Teatro e comunidade: possibilidades de um ensino pluriversal de teatro |
Autor(es): | Rikelle Aparecida Ribeiro Neves |
Primeiro Orientador: | Vinícius da Silva Lírio |
Primeiro membro da banca : | Yone Maria Gonzaga |
Segundo membro da banca: | Libéria Rodrigues Neves |
Resumo: | Esse estudo investiga a relação entre pluriversalidade e a pedagogia teatral, tendo como objetivo compreender e pesquisar modos de fazer que levem à construção da sala de aula como comunidade de aprendizagem, tendo o Ubuntu como princípio filosófico. O pressuposto é que esta perspectiva colaboraria para um ensino pluriversal de teatro teria como foco os saberes negros, antirracistas e a vivência dos alunos. A pesquisa foi realizada a partir de experiências anteriores da pesquisadora no programa no qual ministrava aulas de teatro. Um programa no qual são ofertadas oficinas com aulas de Arte. O mesmo é realizado em regionais, em coparticipação com a prefeitura, na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia utilizada foi a etnográfica, numa abordagem autoetnográfica, por meio de registros diversos da autora. Conjuntamente, foi utilizada a cartografia, uma prática de pesquisa processual e investigativa, que possibilitou o mapeamento dos processos pedagógicos e criativos e, ao mesmo tempo, da própria pesquisa. Ao longo desse trabalho, construiu-se um material pedagógico, intitulado “Mapa-tapete”, voltado para a reflexão, sistematização e registro acerca dessa poética da sala de aula e do percurso de construção deste estudo. O mesmo intenta estabelecer um diálogo entre as trajetórias escolares dos participantes da intervenção urbana implicada no compartilhamento do mapa e as possibilidades de pedagogias engajadas e antirracistas, que reconheça e valorize os diferentes corpos e saberes presentes nesse contexto. As referências que suleam este trabalho estão situadas no campo da Filosofia Africana, do Ensino de Teatro e da Educação. Nesse sentido, colaboram com esse estudo: hooks (2013), Somé (2003), Noguera (2011), Carneiro (2005), Machado (2012), Ribeiro (2017), entre outros. Esta pesquisa reconhece que a construção de uma comunidade de aprendizagem, como objetivo da sala de aula, tem potência para criar um ambiente no qual haja a valorização das individualidades e a escuta dos sujeitos presentes. |
Assunto: | Educação Teatro na educação Teatro na educação - Relações raciais Teatro - Estudo e ensino Discriminação na educação Comunidade e escola Diversidade cultural Teatro escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35558 |
Data do documento: | 6-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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