Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35558
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dc.contributor.advisor1Vinícius da Silva Líriopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482809541374065pt_BR
dc.contributor.referee1Yone Maria Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee2Libéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.creatorRikelle Aparecida Ribeiro Nevespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9881338360656675pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-06T12:42:16Z-
dc.date.available2021-04-06T12:42:16Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35558-
dc.description.resumoEsse estudo investiga a relação entre pluriversalidade e a pedagogia teatral, tendo como objetivo compreender e pesquisar modos de fazer que levem à construção da sala de aula como comunidade de aprendizagem, tendo o Ubuntu como princípio filosófico. O pressuposto é que esta perspectiva colaboraria para um ensino pluriversal de teatro teria como foco os saberes negros, antirracistas e a vivência dos alunos. A pesquisa foi realizada a partir de experiências anteriores da pesquisadora no programa no qual ministrava aulas de teatro. Um programa no qual são ofertadas oficinas com aulas de Arte. O mesmo é realizado em regionais, em coparticipação com a prefeitura, na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia utilizada foi a etnográfica, numa abordagem autoetnográfica, por meio de registros diversos da autora. Conjuntamente, foi utilizada a cartografia, uma prática de pesquisa processual e investigativa, que possibilitou o mapeamento dos processos pedagógicos e criativos e, ao mesmo tempo, da própria pesquisa. Ao longo desse trabalho, construiu-se um material pedagógico, intitulado “Mapa-tapete”, voltado para a reflexão, sistematização e registro acerca dessa poética da sala de aula e do percurso de construção deste estudo. O mesmo intenta estabelecer um diálogo entre as trajetórias escolares dos participantes da intervenção urbana implicada no compartilhamento do mapa e as possibilidades de pedagogias engajadas e antirracistas, que reconheça e valorize os diferentes corpos e saberes presentes nesse contexto. As referências que suleam este trabalho estão situadas no campo da Filosofia Africana, do Ensino de Teatro e da Educação. Nesse sentido, colaboram com esse estudo: hooks (2013), Somé (2003), Noguera (2011), Carneiro (2005), Machado (2012), Ribeiro (2017), entre outros. Esta pesquisa reconhece que a construção de uma comunidade de aprendizagem, como objetivo da sala de aula, tem potência para criar um ambiente no qual haja a valorização das individualidades e a escuta dos sujeitos presentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectPedagogias do teatropt_BR
dc.subjectPluriversalidadept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro na educação - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherComunidade e escolapt_BR
dc.subject.otherDiversidade culturalpt_BR
dc.subject.otherTeatro escolarpt_BR
dc.titleTeatro e comunidade: possibilidades de um ensino pluriversal de teatropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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