Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35558
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vinícius da Silva Lírio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0482809541374065 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Yone Maria Gonzaga | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Libéria Rodrigues Neves | pt_BR |
dc.creator | Rikelle Aparecida Ribeiro Neves | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9881338360656675 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T12:42:16Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T12:42:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35558 | - |
dc.description.resumo | Esse estudo investiga a relação entre pluriversalidade e a pedagogia teatral, tendo como objetivo compreender e pesquisar modos de fazer que levem à construção da sala de aula como comunidade de aprendizagem, tendo o Ubuntu como princípio filosófico. O pressuposto é que esta perspectiva colaboraria para um ensino pluriversal de teatro teria como foco os saberes negros, antirracistas e a vivência dos alunos. A pesquisa foi realizada a partir de experiências anteriores da pesquisadora no programa no qual ministrava aulas de teatro. Um programa no qual são ofertadas oficinas com aulas de Arte. O mesmo é realizado em regionais, em coparticipação com a prefeitura, na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia utilizada foi a etnográfica, numa abordagem autoetnográfica, por meio de registros diversos da autora. Conjuntamente, foi utilizada a cartografia, uma prática de pesquisa processual e investigativa, que possibilitou o mapeamento dos processos pedagógicos e criativos e, ao mesmo tempo, da própria pesquisa. Ao longo desse trabalho, construiu-se um material pedagógico, intitulado “Mapa-tapete”, voltado para a reflexão, sistematização e registro acerca dessa poética da sala de aula e do percurso de construção deste estudo. O mesmo intenta estabelecer um diálogo entre as trajetórias escolares dos participantes da intervenção urbana implicada no compartilhamento do mapa e as possibilidades de pedagogias engajadas e antirracistas, que reconheça e valorize os diferentes corpos e saberes presentes nesse contexto. As referências que suleam este trabalho estão situadas no campo da Filosofia Africana, do Ensino de Teatro e da Educação. Nesse sentido, colaboram com esse estudo: hooks (2013), Somé (2003), Noguera (2011), Carneiro (2005), Machado (2012), Ribeiro (2017), entre outros. Esta pesquisa reconhece que a construção de uma comunidade de aprendizagem, como objetivo da sala de aula, tem potência para criar um ambiente no qual haja a valorização das individualidades e a escuta dos sujeitos presentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogias do teatro | pt_BR |
dc.subject | Pluriversalidade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro na educação - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Discriminação na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro escolar | pt_BR |
dc.title | Teatro e comunidade: possibilidades de um ensino pluriversal de teatro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Teatro e Comunidade 2.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.