Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35562
Type: Monografia (especialização)
Title: Ensinando a ensinar as habilidades de língua inglesa por meio de ferramentas digitais: uma proposta de projeto de ensino para alunos de licenciatura em letras - inglês
Authors: Kleiton de Souza Borges
First Advisor: Ronaldo Corrêa Gomes Junior
First Referee: Érika Amâncio Caetano
Second Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Abstract: Os alunos de língua inglesa devem ser formados interculturalmente competentes, capazes de lidar com as diferentes linguagens e refletir sobre elas, nos contextos orais e escritos, além de ter o domínio da língua estrangeira que estuda. Esta língua estrangeira deve ser seu objeto de estudo, fazendo uso de novas tecnologias e compreender a sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente (BRASIL, 2001). Dentre as competências e as habilidades que este aluno do ensino superior pode desenvolver durante a sua formação acadêmica são o conhecimento da utilização dos recursos de informática, os métodos e as técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino. Portanto, espera-se que este aluno, com o desenvolvimento destas competências e habilidades, possa estar apto a atuar nas áreas afins, desenvolvendo problemas, decisões, o trabalho colaborativo e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. Nesse contexto, este projeto de ensino tem como tema principal “Ensinando a ensinar as habilidades da língua inglesa por meio do uso de ferramentas digitais na Internet” e tem como objetivo principal de favorecer a investigação e o uso de ferramentas digitais que possibilitem o ensino e a aprendizagem das quatro habilidades da língua inglesa em espaços multimidiáticos, além do desenvolvimento de competências e de habilidades de alunos de Letras-inglês do ensino superior. Espera-se, com isso, que este aluno possa adquirir o conhecimento no tocante a existência de ferramentas digitais presentes na rede e que podem ser usadas para auxiliá-los tanto no ensino quanto na aprendizagem da língua alvo, cada uma delas propondo atividades específicas para a sua prática e integrando tanto o espaço físico da sala de aula/laboratório quanto o espaço virtual.
Abstract: English-speaking students must be trained interculturally, able to deal with and reflect on different languages, in oral and written contexts, in addition to having a command of the foreign language they study. This foreign language should be your object of study, making use of new technologies and understanding your professional training as a continuous, autonomous and permanent process (BRASIL, 2001). Among the competences and skills that this student of higher education can develop during his academic training are knowledge of the use of computer resources, methods and pedagogical techniques that allow the transfer of knowledge to different levels of education. Therefore, it is expected that this student, with the development of these competences and skills, may be able to work in related areas, developing problems, decisions, collaborative work and communicate within the multidisciplinarity of the different types of knowledge that make up university education in Letras. In this context, this teaching project has the main theme “Teaching to teach English language skills through the use of digital tools on the Internet” and its main objective is to favor research and the use of digital tools that enable teaching and the learning of the four skills of the English language in multimedia spaces, in addition to the development of skills and abilities of English-speaking students in university education. It is hoped, therefore, that this student can acquire knowledge regarding the existence of digital tools present on the network and that can be used to assist them both in teaching and in learning the target language, each of them proposing specific activities for its practice and integrating both the physical space of the classroom/laboratory and the virtual space.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35562
Issue Date: 20-Jan-2021
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINANDO A ENSINAR AS HABILIDADES DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS UMA PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO PARA ALUNOS DE LICENCIATURA EM LETRAS - INGLÊS.pdfMonografia do Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino (Projeto de Ensino)3.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons