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dc.contributor.advisor1Vanessa de Freitas Cunha Linspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7922457689842629pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Roberto Gomes Brandãopt_BR
dc.contributor.referee2Rosa Maria Rabelo Junqueirapt_BR
dc.contributor.referee3Fernando Cottingpt_BR
dc.creatorAyron Silva Guimarães Torrespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5297368912306108pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-07T17:11:03Z-
dc.date.available2021-04-07T17:11:03Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35571-
dc.description.abstractThe transport capacity of the pipelines is related to the internal roughness of the pipeline. Thus, the application of corrosion protection methods is of fundamental importance, both in the operational phase and in times of temporary shutdown. In addition, corrosion also affects the life of the pipeline. The second Samarco’s slurry pipeline was inertized with nitrogen gas in 2015, using the ABNT NBR 15280-2 standard as reference. Chemical, mineralogical and microstructural analyzes were conducted on samples of materials removed from the inside of the duct by foam pigs, in 2017, in order to identify and characterize the corrosion product. The most striking phase found was magnetite, with botrioidal morphology, formed by the oxidation of steel in the pipeline. In 2019, the slurry pipeline was reactivated and later inspected with smart pigs, ultrasound and MFL (Magnetic Flux Leakage) technologies. In these inspections it was found that the corroded regions are more concentrated in the initial kilometers of the sections, where greater depths of corrosion were also observed, as well as higher corrosion and erosion rates, which shows the greater influence of the operational phase in the development of the corrosive process and pipeline wear. Furthermore, most of the corroded regions reported by the pig have a low percentage of depth, varying between 10% and 33%, with more than 98% of these regions having depths less than or equal to 15%, which shows that the corrosive process is not developed substantially. Thus, the application of the inertization process in long-distance pipelines proved to be feasible for long periods of time. However, this work suggests improvements in the inertization process to make it more robust.pt_BR
dc.description.resumoA capacidade de transporte dos minerodutos está diretamente relacionada à rugosidade interna da tubulação. Dessa forma, a aplicação de métodos de proteção contra corrosão tem fundamental importância, tanto na fase operacional quanto em momentos de paralisação temporária. Além disso a corrosão também afeta a vida útil do duto. O mineroduto 2 da Samarco Mineração S.A. foi inertizado com gás nitrogênio, no ano de 2015, sendo utilizada como referência a norma ABNT NBR 15280-2. Análises químicas, mineralógicas e microestruturais foram conduzidas em amostras de materiais removidos do interior do duto por pigs de espuma, no ano de 2017, a fim de identificar e caracterizar o produto de corrosão gerado. A fase mais marcante encontrada foi a magnetita, com morfologia botrioidal, formada pela oxidação do aço do tubo do mineroduto. Em 2019, o mineroduto foi reativado e posteriormente inspecionado com pigs instrumentados, tecnologias ultrassom e MFL (Magnetic Flux Leakage). Nessas inspeções verificou-se que as regiões corroídas estão mais concentradas nos quilômetros iniciais das seções, onde também foram observadas maiores profundidades de corrosão, bem como maiores taxas de corrosão e erosão, o que mostra a maior influência da fase operacional no desenvolvimento do processo corrosivo e desgaste da tubulação. Ademais a maior parte das regiões corroídas reportadas pelos pigs tem baixo percentual de profundidade, variando entre 10% e 33%, sendo que mais de 98% destas regiões tem profundidades menores ou iguais a 15%, o que mostra que o processo corrosivo não se desenvolveu substancialmente. Dessa forma, a aplicação do processo de inertização em minerodutos de longa distância se mostrou viável para longos períodos de tempo. Contudo, neste trabalho são sugeridas melhorias no processo de inertização para torná-lo mais robustopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinerodutopt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectHibernaçãopt_BR
dc.subjectInertizaçãopt_BR
dc.subject.otherEngenharia químicapt_BR
dc.subject.otherCorrosãopt_BR
dc.subject.otherMinerodutospt_BR
dc.titleInertização de minerodutos para mitigação de sua corrosão internapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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