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http://hdl.handle.net/1843/35586
Type: | Dissertação |
Title: | Documentos curriculares em contexto de avanço reacionário: os silêncios das histórias das mulheres e as relações de gênero no ensino médio brasileiro |
Authors: | Carolina Giovannetti |
First Advisor: | Shirlei Rezende Sales. |
First Referee: | Maria Carolina da Silva Caldeira |
Second Referee: | Teodoro Adriano Costa Zanardi |
Abstract: | Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado que analisou os documentos curriculares oficiais do Ensino Médio, no que dizem respeito à história das mulheres e as relações de gênero. Tem como abordagem teórica o diálogo entre os estudos sobre as relações de gênero desenvolvidos por Joan Scott (1995; 2011) e o campo de pesquisa da história das mulheres de Michelle Perrot (2017a; 2017b; 2005) e Gerda Lerner(2019). Utilizou-se o aporte foucaultiano para compreender as relações de poder em jogo na produção de sujeitas (FOUCAULT, 2003, 2005, 2007). Partiu-se do pressuposto de que os currículos do Ensino Médio são provenientes de uma seleção cultural, constituindo parte importante do ensino no Brasil. A pesquisa fundamentou-se na teoria curricular pós-crítica de Tomaz Tadeu da Silva (2011), por meio da vertente pós-estruturalista do currículo, focalizando as relações de gênero nele inseridas. Nessa direção, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender como os documentos curriculares oficiais do Ensino Médio abordam a história das mulheres e as relações de gênero. Para tanto, utilizaram-se os procedimentos metodológicos da pesquisa de análise documental qualitativa, em virtude da historicidade do fenômeno educativo (CORSETTI, 2006). Com isso, o argumento geral da dissertação é que os documentos curriculares oficiais do Ensino Médio, aprovados em contexto de avanço reacionário da extrema direita no Brasil pós-golpe, mais especificamente a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), excluem as histórias das mulheres e negligenciam as questões de gênero. Juntamente com a Reforma do Ensino Médio, esses currículos limitam as chances da juventude brasileira ter acesso a conhecimentos escolares que subsidiem a luta pela construção de um mundo mais justo. |
Subject: | Mulheres - Ensino médio Discriminação de sexo na educação Segregação na educação Relações de gênero Currículos - Brasil Política educacional Mulheres - Educação Autoritarismo - Brasil Mulheres - História Política e educação - Brasil |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35586 |
Issue Date: | 14-Aug-2020 |
metadata.dc.description.embargo: | 14-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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