Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35586
Type: Dissertação
Title: Documentos curriculares em contexto de avanço reacionário: os silêncios das histórias das mulheres e as relações de gênero no ensino médio brasileiro
Authors: Carolina Giovannetti
First Advisor: Shirlei Rezende Sales.
First Referee: Maria Carolina da Silva Caldeira
Second Referee: Teodoro Adriano Costa Zanardi
Abstract: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado que analisou os documentos curriculares oficiais do Ensino Médio, no que dizem respeito à história das mulheres e as relações de gênero. Tem como abordagem teórica o diálogo entre os estudos sobre as relações de gênero desenvolvidos por Joan Scott (1995; 2011) e o campo de pesquisa da história das mulheres de Michelle Perrot (2017a; 2017b; 2005) e Gerda Lerner(2019). Utilizou-se o aporte foucaultiano para compreender as relações de poder em jogo na produção de sujeitas (FOUCAULT, 2003, 2005, 2007). Partiu-se do pressuposto de que os currículos do Ensino Médio são provenientes de uma seleção cultural, constituindo parte importante do ensino no Brasil. A pesquisa fundamentou-se na teoria curricular pós-crítica de Tomaz Tadeu da Silva (2011), por meio da vertente pós-estruturalista do currículo, focalizando as relações de gênero nele inseridas. Nessa direção, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender como os documentos curriculares oficiais do Ensino Médio abordam a história das mulheres e as relações de gênero. Para tanto, utilizaram-se os procedimentos metodológicos da pesquisa de análise documental qualitativa, em virtude da historicidade do fenômeno educativo (CORSETTI, 2006). Com isso, o argumento geral da dissertação é que os documentos curriculares oficiais do Ensino Médio, aprovados em contexto de avanço reacionário da extrema direita no Brasil pós-golpe, mais especificamente a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), excluem as histórias das mulheres e negligenciam as questões de gênero. Juntamente com a Reforma do Ensino Médio, esses currículos limitam as chances da juventude brasileira ter acesso a conhecimentos escolares que subsidiem a luta pela construção de um mundo mais justo.
Subject: Mulheres - Ensino médio
Discriminação de sexo na educação
Segregação na educação
Relações de gênero
Currículos - Brasil
Política educacional
Mulheres - Educação
Autoritarismo - Brasil
Mulheres - História
Política e educação - Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/35586
Issue Date: 14-Aug-2020
metadata.dc.description.embargo: 14-Aug-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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