Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35587
Tipo: Dissertação
Título: O que pode um currículo-dançante: experimentações de um currículo com dança
Autor(es): Carla Char Melo Sampaio
primer Tutor: Marlucy Alves Paraíso
primer miembro del tribunal : Renata Pereira Lima Aspis
Segundo miembro del tribunal: Angélica Vier Munhoz
Tercer miembro del tribunal: Jardel Sander da Silva
Cuarto miembro del tribunal: Arnaldo Leite de Alvarenga
Resumen: Semelhante a se deixar ser conduzida/o pelo som em uma dança, esta pesquisa de mestrado foi conduzida pelo eco de uma pergunta: O que pode a dança em um currículo que se abra para experimentações, de modo que corpo e pensamento se movimentem e provoquem o aprender com a diferença? Viver encontros que movimentam corpo e pensamento fez com que se apostasse na possibilidade de criar um currículo-dançante, por meio de experimentações com dança no território de um currículo. Essa aposta foi confirmada logo que a Escola Sagração da Primavera se abriu para experimentações, devindo corpo e espaço para dançar. Trata-se de uma escola estadual, localizada na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais, que abrange o Ensino Fundamental (EF) e o Ensino Médio (EM). A pesquisa foi realizada com turmas do 8º e do 9º ano do EF, em dias cedidos por quatro professoras das disciplinas de Português, Geografia e Matemática. As experimentações com dança implicaram quatro possibilidades de criação e expressão em dança contemporânea: Improvisação, Contato Improvisação, Videodança e Composição Coreográfica. Esta dissertação explora, assim, uma experimentação com corpo, dança e currículo. Trabalhando com conceitos e compreensões dos estudos curriculares pós-críticos e da filosofia da diferença, cria-se e utiliza-se como metodologia o dançarilhar, isto é: uma composição feita de cartografia + dança e que se inspira tanto nos estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari como no “Andarilho” de Nietzsche para montar a personagem Dançarilha e apostar em um currículo-dançante. O argumento geral aqui defendido é o de que a dança no currículo pode criar um currículo-dançante que, para ser acionado, demanda movimentos, aberturas, a formação de bandos e a criação da aula-experimentação com dança, ao mesmo tempo que abre corpos aos devires e realiza composições com uma dança-menor e outras artes, fazendo o currículo-maior dançar e abrir espaço para o movimento e diferentes formas de expressão com a dança. Assim, movimenta corpos-dançantes e desencadeia, por meio de devires, o aprender com a diferença de cada um/a. O estudo mostra, então, que um currículo-dançante pode provocar outros modos de ensinar e aprender, por meio de uma relação imbricada e sensível entre corpo e pensamento, que faz dançar os corpos e os currículos de maneiras inusitadas, seguindo a linha de um aprender que é resistência e insiste em fazer dançar a diferença no território de um currículo.
Abstract: Similar to letting yourself be guided by sound in a dance, this master's research was conducted by echoing a question: What can dance in a curriculum that opens up to experimentation, so that body and thought move and provoke o learn from difference? Living encounters that move body and thought led to the possibility of creating a dance-curriculum, through experimentation with dance in the territory of a curriculum. This bet was confirmed as soon as the Sagração da Primavera School opened for experimentation, owing body and space to dance. It is a state school, located in Greater Belo Horizonte, Minas Gerais, which covers Elementary School (ES) and High School (HS). The research was carried out with classes in the 8th and 9th year of ES, on days provided by four teachers in the disciplines of Portuguese, Geography and Mathematics. Experiments with dance implied four possibilities for creation and expression in contemporary dance: Improvisation, Contact Improvisation, Videodance and Choreographic Composition. This dissertation thus explores an experimentation with body, dance and curriculum. Working with concepts and understandings of post-critical curriculum studies and the philosophy of difference, dançarilhar is created and used as a methodology, that is: a composition made of cartography + dance and which is inspired both by the studies of Gilles Deleuze and Félix Guattari as in Nietzsche's “Andarilho” to assemble the character Dançarilha and bet on a dance-curriculum. The general argument defended here is that dance in the curriculum can create a dance-curriculum that, in order to be triggered, demands movements, openings, the formation of bands and the creation of a dance experimentation class, while opening bodies to become and make compositions with minor dance and other arts, making the major curriculum dance and open space for movement and different forms of expression with dance. Thus, it moves dance-bodies and triggers, through becoming, learning with the difference of each one. The study shows, then, that a dance-curriculum can provoke other ways of teaching and learning, through an imbricated and sensitive relationship between body and thought, which makes bodies and curricula dance in unusual ways, following the line of a learn that it is resistance and insists on making the difference dance in the territory of a curriculum.
Asunto: Educação
Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança - Currículos
Corpo e mente
Linguagem corporal
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35587
Fecha del documento: 4-dic-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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