Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marlucy Alves Paraísopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839214907972946pt_BR
dc.contributor.referee1Renata Pereira Lima Aspispt_BR
dc.contributor.referee2Angélica Vier Munhozpt_BR
dc.contributor.referee3Jardel Sander da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Arnaldo Leite de Alvarengapt_BR
dc.creatorCarla Char Melo Sampaiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4048206526141496pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T13:23:32Z-
dc.date.available2021-04-08T13:23:32Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35587-
dc.description.abstractSimilar to letting yourself be guided by sound in a dance, this master's research was conducted by echoing a question: What can dance in a curriculum that opens up to experimentation, so that body and thought move and provoke o learn from difference? Living encounters that move body and thought led to the possibility of creating a dance-curriculum, through experimentation with dance in the territory of a curriculum. This bet was confirmed as soon as the Sagração da Primavera School opened for experimentation, owing body and space to dance. It is a state school, located in Greater Belo Horizonte, Minas Gerais, which covers Elementary School (ES) and High School (HS). The research was carried out with classes in the 8th and 9th year of ES, on days provided by four teachers in the disciplines of Portuguese, Geography and Mathematics. Experiments with dance implied four possibilities for creation and expression in contemporary dance: Improvisation, Contact Improvisation, Videodance and Choreographic Composition. This dissertation thus explores an experimentation with body, dance and curriculum. Working with concepts and understandings of post-critical curriculum studies and the philosophy of difference, dançarilhar is created and used as a methodology, that is: a composition made of cartography + dance and which is inspired both by the studies of Gilles Deleuze and Félix Guattari as in Nietzsche's “Andarilho” to assemble the character Dançarilha and bet on a dance-curriculum. The general argument defended here is that dance in the curriculum can create a dance-curriculum that, in order to be triggered, demands movements, openings, the formation of bands and the creation of a dance experimentation class, while opening bodies to become and make compositions with minor dance and other arts, making the major curriculum dance and open space for movement and different forms of expression with dance. Thus, it moves dance-bodies and triggers, through becoming, learning with the difference of each one. The study shows, then, that a dance-curriculum can provoke other ways of teaching and learning, through an imbricated and sensitive relationship between body and thought, which makes bodies and curricula dance in unusual ways, following the line of a learn that it is resistance and insists on making the difference dance in the territory of a curriculum.pt_BR
dc.description.resumoSemelhante a se deixar ser conduzida/o pelo som em uma dança, esta pesquisa de mestrado foi conduzida pelo eco de uma pergunta: O que pode a dança em um currículo que se abra para experimentações, de modo que corpo e pensamento se movimentem e provoquem o aprender com a diferença? Viver encontros que movimentam corpo e pensamento fez com que se apostasse na possibilidade de criar um currículo-dançante, por meio de experimentações com dança no território de um currículo. Essa aposta foi confirmada logo que a Escola Sagração da Primavera se abriu para experimentações, devindo corpo e espaço para dançar. Trata-se de uma escola estadual, localizada na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais, que abrange o Ensino Fundamental (EF) e o Ensino Médio (EM). A pesquisa foi realizada com turmas do 8º e do 9º ano do EF, em dias cedidos por quatro professoras das disciplinas de Português, Geografia e Matemática. As experimentações com dança implicaram quatro possibilidades de criação e expressão em dança contemporânea: Improvisação, Contato Improvisação, Videodança e Composição Coreográfica. Esta dissertação explora, assim, uma experimentação com corpo, dança e currículo. Trabalhando com conceitos e compreensões dos estudos curriculares pós-críticos e da filosofia da diferença, cria-se e utiliza-se como metodologia o dançarilhar, isto é: uma composição feita de cartografia + dança e que se inspira tanto nos estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari como no “Andarilho” de Nietzsche para montar a personagem Dançarilha e apostar em um currículo-dançante. O argumento geral aqui defendido é o de que a dança no currículo pode criar um currículo-dançante que, para ser acionado, demanda movimentos, aberturas, a formação de bandos e a criação da aula-experimentação com dança, ao mesmo tempo que abre corpos aos devires e realiza composições com uma dança-menor e outras artes, fazendo o currículo-maior dançar e abrir espaço para o movimento e diferentes formas de expressão com a dança. Assim, movimenta corpos-dançantes e desencadeia, por meio de devires, o aprender com a diferença de cada um/a. O estudo mostra, então, que um currículo-dançante pode provocar outros modos de ensinar e aprender, por meio de uma relação imbricada e sensível entre corpo e pensamento, que faz dançar os corpos e os currículos de maneiras inusitadas, seguindo a linha de um aprender que é resistência e insiste em fazer dançar a diferença no território de um currículo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAprenderpt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDança na educaçãopt_BR
dc.subject.otherDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDança - Currículospt_BR
dc.subject.otherCorpo e mentept_BR
dc.subject.otherLinguagem corporalpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleO que pode um currículo-dançante: experimentações de um currículo com dançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6042-0726pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_currículo-dançante_CarlaChar_repositório.pdf6.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.