Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35592
Type: Dissertação
Title: Desafio do ensino da 1ª lei de Mendel: uma proposta de construção desse conhecimento
Authors: André Luiz de Freitas
First Advisor: Mônica Bucciarelli Rodriguez
First Referee: Camila Dias Lopes
Second Referee: Ana Júlia Lemos Alves Pedreira
Abstract: A genética é a área da Biologia que estuda a transmissão dos caracteres hereditários entre os seres vivos. Então, é preciso que os alunos compreendam os principais conteúdos relacionados a ela, como, por exemplo, a primeira lei de Mendel. No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldade em aprender genética, pois consideram os conteúdos relacionados a ela complexos demais. Assim, este trabalho teve como objetivo construir e aplicar uma sequência didática (SD) sobre os principais assuntos relacionados à primeira lei de Mendel, para discentes do ensino médio, com o intuito de que eles compreendam esses conceitos e consigam aplicá-los na vida cotidiana. A SD foi dividida em três momentos: o primeiro tem o objetivo de introduzir e contextualizar o tema; o segundo é composto por atividades que permitem aos alunos colocar a teoria em prática; o terceiro apresenta uma atividade com viés investigativo, que possibilita ao aluno refletir, questionar, levantar hipóteses e testá-las, a fim de chegarem a uma solução para o problema apresentado. A análise da SD foi realizada baseando-se nos dados coletados a partir de sua aplicação e à luz da literatura pertinente ao tema. O comportamento e o envolvimento dos estudantes foram observados pelo pesquisador durante as atividades. Utilizou-se a abordagem qualitativa para analisar os dados coletados durante o desenvolvimento da SD. A partir da percepção do pesquisador de dados do desempenho em relação às atividades aplicadas e da bibliografia consultada, chegou-se à conclusão de que uma SD elaborada a partir de atividades lúdicas, investigativas e dinâmicas em grupo pode colaborar, de maneira considerável, com o processo de ensino-aprendizagem dos principais conteúdos relacionados às leis de Mendel.
Abstract: Genetics is a branch of Biology focusing on the hereditary. Although the Genetics basis, as Mendel’s first law, for instance, is quite important for a comprehensive education, it is common to have students presenting difficulties on learning it. Thus, this work aimed to create a teaching sequence for High School students on Mendel’s first law and related issues, using inquiring and ludic activities. It was planned to use this teaching sequence on classes, but this was only partially done due the suspension of regular classes during the pandemic time. The teaching sequence has three moments: the first one introduces and contextualizes the subject; the second one is composed by activities on applied situations and related issues; and the third one brings an inquiring activity to teach the occurrence and implications of lethal alleles. The teaching sequence could be partially analyzed regarding the student’s participation during the classes it was used, observed by the teacher/researcher. Several of its aspects were compared with the literature and discussed using the researcher teaching experience. After that, the conclusion was that the developed teaching sequence using ludic and inquiring activities performed in group dynamic can help the teaching-learning process of Mendel’s laws and related issues and increases the student’s participation on learning.
Subject: Ensino - Biologia
Genética
Mendel, lei de
Aprendizagem baseada em problemas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35592
Issue Date: 26-Nov-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) - versão final. - Cópia.pdfDissertação2.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons