Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35606
Tipo: Dissertação
Título: Egressos da educação profissional técnica de nível médio na modalidade a distância: um estudo exploratório da proposta formativa e da inserção profissional
Título(s) alternativo(s): College graduates on professional technical courses in online education: an exploratory study of the training proposal and professional insertion
Autor(es): Deise Kinsk Reis Silva
Primeiro Orientador: Suzana dos Santos Gomes
Primeiro membro da banca : Maria José Batista Pinto Flores
Segundo membro da banca: Andréia de Assis Ferreira
Terceiro membro da banca: Inajara de Salles Viana Neves
Quarto membro da banca: Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Resumo: A presente pesquisa investigou as percepções dos egressos da educação profissional técnica de nível médio a distância, acerca da formação recebida e da inserção profissional. O estudo foi realizado no Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) com os egressos de três cursos técnicos a distância da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec). Buscou responder a seguinte problemática: Como os egressos dos cursos técnicos na modalidade a distância, de um instituto federal avaliaram os resultados da formação acadêmica e profissional? Com base nessa questão, foi necessário aprofundar em estudos sobre educação profissional, Educação a Distância (EaD) e avaliação institucional no campo da educação que contemplaram dos autores Fidalgo e Machado (1999), Belloni (2000, 2005, 2012), Kuenzer (2006, 2007), Frigotto (2007a, 2007b), Gadotti (2010), Valente (2011), Gomes (2014, 2015), Machado (2015), Magrone (2017), Dore, Sales e Silva (2017), Mill (2016, 2018), Freire (2019). O levantamento bibliográfico e documental permitiu identificar conflitos na a permanência e na evasão acadêmica; na dualidade educacional; na expansão da educação profissional por meio da EaD; e na avaliação institucional como melhoria da qualidade da educação. A metodologia adotada envolveu pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo. Quanto aos procedimentos para coleta de dados foram utilizados o survey e a entrevista semiestruturada com os egressos. Os resultados revelaram que os parâmetros para a qualidade da formação recebida, na percepção dos egressos, têm influência direta quanto a sua inserção profissional. Verificou-se baixa inserção profissional na área de formação e as demandas de maior número de aulas práticas. Além disso, os egressos reconhecem a importância do curso na vida profissional e pessoal e o avaliam como uma experiência positiva na trajetória acadêmica.
Abstract: The presented study investigated the perceptions of the graduates of technical and professional education at high-school level, about the qualification received and the professional insertion. The study was carried out at the Diamantina Campus of the Federal Institute of Northern Minas Gerais with graduates of three online technical courses from the Open Technical School Network of Brazil (Rede e-Tec). We sought to answer the research question: How do the graduates of online technical courses of a Federal Institute evaluate the results of their academic and professional qualification? Based on this issue, it was necessary to deepen studies on Professional Education, Online Education and Institutional Evaluation in the field of Education, which included the authors Fidalgo (1999), Belloni (2000, 2005, 2012), Kuenzer (2006, 2007), Frigotto (2007, 2007a), Gadotti (2010), Valente (2011), Gomes (2014, 2015), Machado (2015), Magrone (2017), Dore, Sales e Silva (2017), Mill (2016, 2018), Freire (2019). The bibliographical and documentary research allowed the identification of conflicts about academic permanence and evasion; educational duality; the expansion of Professional Education through Online Education; and an institutional evaluation of how to improve the quality of education. The adopted methodology involved exploratory, bibliographic, documentary and field research. As for the procedures for data collection, a survey and a semi-structured interview with the graduates were used. The results revealed that the parameters for the quality of the qualification received, in the perception of graduates, have a direct influence on their professional insertion. There was a low professional insertion rate in the area of qualification and the demand for a greater number of practical classes. And yet, the graduates recognize the importance of the course in professional and personal life, and evaluate it as a positive experience in the academic trajectory.
Assunto: Ensino a distância
Ensino técnico
Educação e Estado
Classes sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35606
Data do documento: 3-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMPRESSA-DISSERTAÇÃO-2020_DeiseKinsk_limpo.pdfVersão Completa - Deise Kinsk2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons