Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35612
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Autor(es): Rogério Coelho dos Santos
Primeiro Orientador: Ana Paula Souto Silva Teles
Primeiro membro da banca : Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Resumo: O presente trabalho refere-se ao uso de Sequências Didáticas para despertar competências relevantes ao trabalho docente com foco em ferramentas tecnológicas, enfocando o professor como autor e não como ator do processo de aprendizagem, produtor de conhecimento e não consumidor de informações, preparado para o uso “consciente” de smartfones em sala de aula, favorecendo uma escola democrática. Com o objetivo de caracterizar sequências didáticas que, ao utilizar ferramentas tecnológicas de ensino-aprendizagem, visam desenvolver nos estudantes conhecimentos, criatividade e competências; e dinamizar o acesso ao conhecimento nos espaços educativos. São apresentadas cinco sequências didáticas enfatizando a abordagem tecnológica das seguintes disciplinas: Inovação e Tecnologias Digitais com a sequência didática “Montar uma História em Quadrinhos no HagaQue”, com ênfase em criações textuais. Na disciplina Moodle e objetos de aprendizagem foi produzida a segunda sequência didática “Jogos dos 7 erros.exe”, que busca esclarecer que a pedagogia dos jogos traz para o aluno a observação de uma atividade na prática e que pode ser vivenciada na sala de aula. Na disciplina Recursos Digitais para apresentações na escola, foi desenvolvida a terceira sequência “Storytelling”, que proporciona a contação de histórias ou “storytelling” num formato atrativo e de repercussão, dando visibilidade à mensagem oficial mesmo em tempos de diversidade de fontes emissoras e de sobrecarga informativa. Na disciplina Recursos Audiovisuais na escola, foi construída quarta sequência, “Menina Bonita do Laço de Fita”, que propõe uma articulação entre os conteúdos aplicados, visando à construção do conhecimento mútuo. Por fim, na disciplina Redes Social na Educação, foi realizada a quinta sequência “Uma nova perspectiva escolar com o uso do whatsapp em sala de aula”, que destaca adaptação dos professores e alunos para o uso de novas maneiras de dominar as ferramentas tecnológicas (WHATSAPP) nas escolas, que ainda é um desafio para muitos. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais necessária, pois torna a aula mais atrativa, proporcionando aos alunos uma forma diferenciada de ensino. Podemos concluir que uma das principais contribuições do presente trabalho é a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, tornando aulas mais atrativas, proporcionando aos alunos uma forma diferenciada de ensino, procurando desenvolver uma proposta capaz de transformar o processo de ensino em algo dinâmico e desafiador, implicando em novas formas de comunicar, de pensar, de ensinar, de aprender e de agir.
Assunto: Ensino e aprendizagem
Sequências didáticas - Material didático
Educação - Inovações tecnológicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35612
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - UFMG - TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0.pdf3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.