Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula Souto Silva Telespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425183005701407pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújopt_BR
dc.creatorRogério Coelho dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173946778268663pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-09T12:09:24Z-
dc.date.available2021-04-09T12:09:24Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35612-
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se ao uso de Sequências Didáticas para despertar competências relevantes ao trabalho docente com foco em ferramentas tecnológicas, enfocando o professor como autor e não como ator do processo de aprendizagem, produtor de conhecimento e não consumidor de informações, preparado para o uso “consciente” de smartfones em sala de aula, favorecendo uma escola democrática. Com o objetivo de caracterizar sequências didáticas que, ao utilizar ferramentas tecnológicas de ensino-aprendizagem, visam desenvolver nos estudantes conhecimentos, criatividade e competências; e dinamizar o acesso ao conhecimento nos espaços educativos. São apresentadas cinco sequências didáticas enfatizando a abordagem tecnológica das seguintes disciplinas: Inovação e Tecnologias Digitais com a sequência didática “Montar uma História em Quadrinhos no HagaQue”, com ênfase em criações textuais. Na disciplina Moodle e objetos de aprendizagem foi produzida a segunda sequência didática “Jogos dos 7 erros.exe”, que busca esclarecer que a pedagogia dos jogos traz para o aluno a observação de uma atividade na prática e que pode ser vivenciada na sala de aula. Na disciplina Recursos Digitais para apresentações na escola, foi desenvolvida a terceira sequência “Storytelling”, que proporciona a contação de histórias ou “storytelling” num formato atrativo e de repercussão, dando visibilidade à mensagem oficial mesmo em tempos de diversidade de fontes emissoras e de sobrecarga informativa. Na disciplina Recursos Audiovisuais na escola, foi construída quarta sequência, “Menina Bonita do Laço de Fita”, que propõe uma articulação entre os conteúdos aplicados, visando à construção do conhecimento mútuo. Por fim, na disciplina Redes Social na Educação, foi realizada a quinta sequência “Uma nova perspectiva escolar com o uso do whatsapp em sala de aula”, que destaca adaptação dos professores e alunos para o uso de novas maneiras de dominar as ferramentas tecnológicas (WHATSAPP) nas escolas, que ainda é um desafio para muitos. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais necessária, pois torna a aula mais atrativa, proporcionando aos alunos uma forma diferenciada de ensino. Podemos concluir que uma das principais contribuições do presente trabalho é a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, tornando aulas mais atrativas, proporcionando aos alunos uma forma diferenciada de ensino, procurando desenvolver uma proposta capaz de transformar o processo de ensino em algo dinâmico e desafiador, implicando em novas formas de comunicar, de pensar, de ensinar, de aprender e de agir.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectFerramentas Tecnológicaspt_BR
dc.subjectRecursos Tecnológicospt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEducação - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - UFMG - TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.