Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35645
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de língua inglesa: uma abordagem baseada em sequências didáticas
Autor(es): Camilla Glória Ferreira
Primeiro Orientador: Eliene de Souza Paulino
Primeiro membro da banca : Danielle Gregole Colucci
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar 05 (cinco) sequências didáticas que foram elaboradas ao longo do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 e são voltadas para ensino de inglês como língua estrangeira nos anos finais do ensino fundamental. Por meio da inserção de diferentes ferramentas tecnológicas e do uso de algumas plataformas digitais, as cinco propostas pedagógicas apresentadas visam à integração entre conteúdos específicos da língua inglesa e a educação tecnológica. Buscando atender a algumas exigências do currículo brasileiro vigente, e tendo o seu contexto de utilização explicitado no início, cada sequência didática propõe o uso das tecnologias digitais durante o desenvolvimento de uma série de atividades que culminam na construção e avaliação do conhecimento de maneira processual e colaborativa. Espera-se que esse trabalho contribua para uma contínua reflexão pedagógica acerca do uso da tecnologia como potencial aliada dos educadores da educação básica.
Abstract: This final paper aims at presenting 05 (five) didactic sequences which were developed during the course Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 and are destined to the teaching of English as a foreign language in the final years of middle school. Through the use of technological tools and digital platforms, the five pedagogical proposals integrate specific content items in English and technological education. In order to fulfill some requisites of the current Brazilian curriculum, and having its context of use made explicit in the beginning, each didactic sequence includes the use of Digital Technologies along the development of a series of activities which culminate in the construction and assessment of knowledge in a progressive and collaborative way. This work is expected to contribute to a continuous pedagogical reflection on the use of technology as a powerful resource for teachers of basic education.
Assunto: Sequências didáticas
Língua inglesa - Ensino fundamental
Educação tecnológica
Prática docente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35645
Data do documento: 12-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.