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Tipo: Dissertação
Título: Atratividade e gênero da carreira docente no Brasil
Título(s) alternativo(s): Gender and attractiveness of teaching career in Brazil
Autor(es): Pedro Menezes Vilarinhos
primer Tutor: Luciana Soares Luz do Amaral
primer Co-tutor: Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
primer miembro del tribunal : Luciana Soares Luz do Amaral
Segundo miembro del tribunal: Ana Maria Hermeto Camilo de Oliverira
Tercer miembro del tribunal: André Braz Golgher
Cuarto miembro del tribunal: Victor Maia Senna Delgado
Resumen: Enquanto as evidências internacionais demonstram que os países com melhores resultados educacionais são aqueles que selecionam seus melhores alunos para o magistério, o Brasil segue caminho contrário. Dados de 2015 mostram que aqueles interessados na carreira de professor estão entre os alunos de pior desempenho no Ensino Médio. Além disso, chama a atenção o fato do magistério ser, historicamente, uma profissão majoritariamente feminina – pelo menos desde 1997 cerca 83% dos professores da Educação Básica do Brasil são mulheres. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar os dois fatos mencionados acima de maneira conjunta. Primeiro, analisamos, separadamente, a diferença entre as médias do salário-hora de professores e de outras ocupações; e a diferença para mulheres e homens em 1996 e 2016. Em seguida, foram realizadas interações dessas duas análises de modo a explorar o diferencial dentro de cada grupo – ocupacional e de sexo – e entre os grupos. Para tanto, foi utilizada a metodologia de Oaxaca-Blinder (1973) aplicada aos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 1996 e 2016. Os resultados nos mostram que a docência é mais atrativa para as mulheres do que para os homens, mas que este cenário vem mudando lentamente. A hipótese aqui levantada é de que a docência vem deixando de ser vista como uma carreira feminizada por conta da exigência de formação de nível superior para professores. Essa mudança nos requisitos da carreira fez com que a mesma perdesse um pouco da sua ligação com a maternagem e o cuidado, se tornando mais “adequada” para os homens. Ainda que este processo esteja em curso, o fato é que as mulheres seguem representando a esmagadora maioria dos professores da Educação Básica brasileira e, nesta carreira, continuam recebendo menos do que seus colegas do sexo masculino e do que mulheres em outras ocupações. Para que a carreira docente se torne mais atrativa para pessoas capazes e qualificadas – não importando o sexo – se faz necessário valorizar as que já estão lá.
Abstract: While international evidences show that the countries that have the best educational results are the ones that select their top students into the teaching career, Brazil goes the other way. Data from 2015 show that students that are interested in becoming teachers are amongst the worst performing ones in High School. Additionally, the fact that teaching is, historically, a predominately female occupation – at least since 1997 about 83% of the primary teachers in Brazil are women – also draws attention. This study’s main objective is to analyze, together, both facts mentioned above. First we analyze, separately, the difference between teachers and other occupations’ hourly wages; and the difference for women and men in 1996 and 2016. After that, interactions of these two analysis were made in order to explore the differential inside each group – occupational and male/female – and between the groups. For this purpose, Oaxaca-Blinder’s (1973) methodology was applied to the Annual Relation of Social Information’s (RAIS) microdata of 1996 and 2016. The results show that teaching is more attractive to women than to men but it also shows that this scenario is slowly changing. The hypothesis here is that teaching is no longer being seen as woman’s job because of the requirement of a college degree for primary teachers. This change in the requisites made the teaching career loose a bit of its connection to the maternal and care characteristics, making it more “adequate” to men. Even though this is an ongoing process, the fact is that women still represent the vast majority of the Brazilian primary teachers and, in this career, still get paid less than their male colleagues and women in other occupations. In order for the teaching career to become more attractive to capable and qualified persons – whatever the sex is – it is necessary to value the ones that are already there.
Asunto: Professores alfabetizadores
Formação
Salários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35746
Fecha del documento: 15-jul-2019
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