Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35751
Type: Monografia (especialização)
Title: A aquisição da Camicado através da análise das demonstrações contábeis das lojas Renner S.A. – 2009-2013
Authors: Manoel Magalhães dos Santos Gontijo
First Advisor: Flávio Dias Rocha
First Referee: Marcos Antonio de Camargos
Abstract: A economia globalizada e a concorrência oriunda desse processo de expansão dos mercados traz diversas transformações sociais e econômicas com as quais as empresas precisam lidar e se adaptar para sobreviver e ser competitivas. Além disso, a emergência de grandes conglomerados globais, alicerçados em negócios em diversos setores e regiões, força seus concorrentes menores a expandir os seus próprios negócios a fim de manter-se atuantes, competitivos e solventes nesse novo cenário. Nessa ampla transformação do mercado destacamse, no processo de otimização das estruturas de negócios, as estratégias que focam as Fusões e Aquisições como forma de expandir os negócios através da diversificação de negócios e produtos. Dada a importância das Fusões e Aquisições, esta pesquisa vem para analisar precisamente um caso concreto de Aquisição: a compra da rede Camicado de São Paulo-SP pelas Lojas Renner S.A de Porto Alegre-RS. A pesquisa se desenvolve através das demonstrações contábeis divulgadas por esta última sob a ótica da teoria de fusões e aquisições como estratégia competitiva e com base na teoria da firma. Para essa análise foram utilizados as Demonstrações dos Resultados do Exercício e os Balanços Patrimoniais divulgados no quinquênio 2009-2013 pelas Lojas Renner e a literatura oriunda do campo de fusões e aquisições. A conclusão do trabalho é que o maior impacto benéfico nesse processo foi vivenciado pela própria Camicado em termos de posicionamento de mercado e expansão de negócio. Contudo, a aquisição dessa empresa também reposicionou estrategicamente as Lojas Renner em termos de marketing no mercado varejista brasileiro e contribuiu para consolidá-la entre concorrentes globais e, embora a aquisição em si não tenha trazido benefícios anormais para as Lojas Renner, trouxe ganhos de sinergia operacional e criou valor para o stakeholder através da valorização da empresa.
Abstract: The globalized economy and the competition from this process of market expansion brings with it many economic and social transformations that companies must cope with and adapt to survive and be competitive. In addition, the emergence of large global conglomerates, rooted in business across diverse sectors and regions, forces smaller competitiors to expand their own businesses to stay active, competitive and solvent in this new landscape. In this market’s wide transformation, the strategies that focus on Mergers and Acquisitions as a way of expanding business through the diversification of businesses and products stand out in the process of optimizing business sctructures. Given the importance of Mergers and Acquisitions, this research comes to analyze precisely a real case of Acquistion: the purchase of Camicado Houseware, based on São Paulo-SP, by Lojas Renner S.A. from Porto Alegre-RS. The research was done through the financial statements disclosed by the latter from the perspective of the theory of mergers and acquisitions as a competitive strategy and based on Adam Smith’s theory of firm. For this analysis were used both the Balance Sheets and the Profit and Loss Statement published from year 2009 to 2013 by Lojas Renner S.A and Mergers and Acquisitions’s academic literature. This dissertation conclusion is that the greatest beneficial impact in this process was experienced by Camicado Houseware itself in terms of market positioning and business expansion. However, the acquisition of this company also repositioned Lojas Renner strategically in terms of marketing in the Brazilian retail market and contribute to consolidate it among global competitors, and although the acquisition itself did not bring abnormal benefits to Lojas Renner, it brought gains in operational sinergy and created value for the stakeholder through the overvaluation of the company.
Subject: Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35751
Issue Date: 12-Apr-2019
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA MANOEL GONTIJO CURSO DE ESPECIALIZACAO EM GESTAO ESTRATEGICA CEPEAD 2019.pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons