Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35810
Type: Dissertação
Title: Percurso formativo com os cadernos de si: memórias de uma professora artista e o diálogo com seus alunos
Other Titles: Formative way with self notebooks: memories of an artist teacher and dialogue with her students
Authors: Jéssica de Sousa Moreira
First Advisor: Rosvita Kolb Bernardes
First Referee: Cláudia Starling Bosco
Second Referee: Lucia Gouvêa Pimentel
Abstract: Neste artigo, destaca-se a importância do uso do caderno como expressão plástica, o qual permite o registro do cotidiano, o processo da criação e da busca de conhecimento artístico. O objetivo é evidenciar o caminho formativo e autobiográfico feito a partir dos registros artísticos, da pesquisadora e de seus alunos, no ato de narrar e rememorar. Para dar visibilidade ao caminho percorrido, foram utilizados aportes da arte, da pesquisa autobiográfica e da educação, como Paulo Freire (1989), Madalena Freire (1996), Ostetto (2008), Mestriner (2014), Silveira (2001), Delory-Momberger (2008) e Salles (2011), entre outros autores pertinentes ao assunto. Ademais, o presente artigo apresenta uma investigação sobre os próprios cadernos da autora, a rememoração do encontro com os cadernos e registros de seus alunos, como também as possibilidades de uso do caderno que dialogam, diretamente, com os processos de experimentação e de criação da experiência vivida como professora e artista. Desse modo, a proposta pedagógica da confecção de cadernos de si nasce em diálogo com o percurso de experiências em sala de aula no Ensino Médio, de uma escola pública da Educação Básica, com a técnica de encadernação manual, elaborada e confeccionada em comunhão com os estudantes.
Abstract: In this study, the importance of using the sketchbook as a plastic expression, recording daily life and the process of creating and searching for artistic knowledge is highlighted. The objective is to highlight the formative and autobiographical path taken from the artistic records of the researcher and her students, in the act of narrating and remembering. To give visibility to the path taken, contributions from art education and autobiographical research were used, such as Freire (1989), Freire (1996), Ostetto (2008), Mestriner (2014), Silveira (2001), Delory-Momberger (2008), Salles (2011), among others. An investigation is presented about the author's own sketchbooks, the recollection of the encounter with her students' sketchbooks and records and possibilities of using them that dialogue directly with the processes of experimentation and creation of the experience lived as a teacher and artist. In this way, a pedagogical proposal for the making of notebooks is born in dialogue with the course of experience in the classroom in High School, from a public school of Basic Education with a manual of binding technique, elaborated and made in communion with the students.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Criação (Literária, artística, etc.)
Memória na arte
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35810
Issue Date: 26-Nov-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_PropostaPedagógica_JéssicaMoreira_ProfArtes_versãorepositório14-04_.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons