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http://hdl.handle.net/1843/35835
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gamification: criando uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem efetiva do tema respiração celular por meio da linguagem computacional do Scratch |
Autor(es): | Priscila Alves dos Santos |
Primeiro Orientador: | Paulo Sérgio Lacerda Beirão |
Primeiro membro da banca : | Janice Henriques da Silva Amaral |
Segundo membro da banca: | Elaine Aparecida Guimarães |
Resumo: | O currículo educacional nem sempre apresentou a estrutura contemporânea, pois, disciplinas vinculadas ao ensino de linguagem e à matemática eram priorizadas. Contudo, após transformações no cenário histórico-cultural houve a necessidade de implantar vertentes distintas na educação básica; dentre elas, estavam as disciplinas vinculadas às ciências da natureza (a química, a física e a biologia). Somente após um tempo expressivo dessa alteração curricular, é que houve um certo destaque em se introduzir assuntos correlacionados à bioquímica - uma ciência que possui um grande destaque na comunidade científica e apresenta inúmeras temáticas de grande relevância não só para o público citado, mas também, os indivíduos como um todo. Entretanto, existe um problema associado ao estudo deste componente quando está presente na grade curricular de inúmeros cursos de graduação: o índice insatisfatório de aproveitamento por parte dos estudantes. Inúmeros estudos indicam que a origem do problema citado está na educação básica, pois fundamentos da disciplina geralmente estão atrelados a vários termos complexos e abstratos para o educando, e isso acabaria agindo como um dificultador do processo educacional. Um ponto significante dessa ciência é a respiração celular, uma atividade metabólica primordial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Por isso, este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa explanatória sobre a relevância da abordagem da temática ao longo do ensino médio, por meio de uma análise sistemática na literatura, nas últimas edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), no conteúdo disponibilizado em alguns livros didáticos de biologia (aprovados pelo PNDL de 2018), por fim, houve uma investigação com o intuito de adquirir informações sobre ferramentas práticas para a criação de games digitais. Ao fazer isso, observou-se que a presença de temas de grande relevância da bioquímica em edições distintas do ENEM, e os livros didáticos pesquisados apresentam conteúdos que estão correlacionados aos tópicos mais cobrados no exame em questão. Assim sendo, os dados adquiridos foram usados para a construção de um jogo através da plataforma digital do Scratch, e alguns fatos importantes para a efetivação da respiração celular foram ilustrados com o intuito de aproximar o objeto de estudo do educando, fazendo com que ele possa atuar como protagonista no processo de ensino. Sendo que os fatos expostos são essenciais para intervir no grau motivacional e na significância do tema para o universo estudantil. Após a construção do produto digital houve a elaboração de um manual destinado a todos que tivessem interesse em utilizar o recurso como uma ferramenta de estudo/trabalho. A partir disso, espera-se contribuir com a melhoria no ensino de bioquímica na educação básica e que a ferramenta criada auxilie no letramento científico e na construção de uma aprendizagem efetiva. |
Assunto: | Ensino - Biologia Aprendizagem Ensino fundamental e médio Motivação Tecnologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35835 |
Data do documento: | 28-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCM_Gamification criando uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem efetiva.pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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