Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35878
Tipo: Tese
Título: Retextualização multimodal: um estudo de caso sobre a multimodalidade empregada na transformação de contos impressos em hipercontos digitais
Autor(es): Juliana Machado Anastácio Souza
Primeiro Orientador: Vera Lúcia de Menezes Oliveira e Paiva
Primeiro membro da banca : Claudia Almeida Rodrigues Murta
Segundo membro da banca: Adriane Teresinha Sartori
Terceiro membro da banca: Hércules Tolêdo Corrêa
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada Retextualização multimodal: um estudo de caso sobre a multimodalidade empregada na transformação de contos impressos em hipercontos digitais, que buscou investigar a maneira como um grupo de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental produziram e ampliaram os sentidos construídos ao transformar um texto do gênero conto para um hiperconto, utilizando recursos multimodais. Partimos do pressuposto que a chegada cada vez mais rápida e intensa das tecnologias digitais tem favorecido recentes práticas sociais de leitura e escrita, de modo que novos eventos de letramentos surgem e exigem a apreensão de conhecimentos cada vez mais substanciais. Consequentemente, os gêneros digitais vêm se fortalecendo, passando a exercer papel social relevante e apresentando novas possibilidades de ensino e aprendizagem da língua. Desta maneira esta pesquisa objetiva analisar o processo de retextualização (DELL’ISOLA, 2007) de textos impressos do gênero conto para hipercontos digitais, com foco no emprego da multimodalidade (KRESS & VAN LEUWEN, 2006; JEWITT, 2013). Para tanto, elaboramos e implementamos um projeto de ensino desenvolvido por meio de módulos de ensino que partiram da leitura de contos e culminaram em retextualizações de hipercontos para serem publicados em um site específico. Adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso. Nosso principal instrumento de pesquisa foi o projeto de ensino, cuja implementação nos possibilitou gerar registros sobre o processo e o produto da retextualização, bem como sobre a multimodalidade empregada em ambas as etapas. Além deste, também utilizamos outros instrumentos para a geração de dados, como a aplicação de questionários para os participantes, a observação participante, a gravação de aulas e as anotações em diário de campo da pesquisadora. Nossas análises se concentraram em dois aspectos que consideramos primordiais: o processo da retextualização e o produto da transformação do gênero-base para o gênero-alvo. Em relação ao primeiro, elas indicam uma tendência dos participantes dos grupos analisados em negociar as tomadas de decisões no decorrer do processo de retextualização, mantendo, suprimindo ou acrescentando informaçãoes ao texto-produto. Neste processo, a multimodalidade foi empregada de maneira ampla e abrangente, por meio de recursos tipográficos, imagéticos, sonoros e visuais, que, em integração, contribuíram para a produção de sentidos no hiperconto. Sobre o produto da retextualização, destacamos as novidades apresentadas nos hipercontos, embora haja aspectos que ainda precisam ser aprendidos. Por fim, os dados apontaram certa maturidade dos participantes ao mobilizarem a multimodalidade na transformação de um gênero impresso para um digital, embora evidenciem, ainda, as dificuldades em trabalhar com a produção de hipercontos no ensino fundamental.
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada Retextualização multimodal: um estudo de caso sobre a multimodalidade empregada na transformação de contos impressos em hipercontos digitais, que buscou investigar a maneira como um grupo de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental produziram e ampliaram os sentidos construídos ao transformar um texto do gênero conto para um hiperconto, utilizando recursos multimodais. Partimos do pressuposto que a chegada cada vez mais rápida e intensa das tecnologias digitais tem favorecido recentes práticas sociais de leitura e escrita, de modo que novos eventos de letramentos surgem e exigem a apreensão de conhecimentos cada vez mais substanciais. Consequentemente, os gêneros digitais vêm se fortalecendo, passando a exercer papel social relevante e apresentando novas possibilidades de ensino e aprendizagem da língua. Desta maneira esta pesquisa objetiva analisar o processo de retextualização (DELL’ISOLA, 2007) de textos impressos do gênero conto para hipercontos digitais, com foco no emprego da multimodalidade (KRESS & VAN LEUWEN, 2006; JEWITT, 2013). Para tanto, elaboramos e implementamos um projeto de ensino desenvolvido por meio de módulos de ensino que partiram da leitura de contos e culminaram em retextualizações de hipercontos para serem publicados em um site específico. Adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso. Nosso principal instrumento de pesquisa foi o projeto de ensino, cuja implementação nos possibilitou gerar registros sobre o processo e o produto da retextualização, bem como sobre a multimodalidade empregada em ambas as etapas. Além deste, também utilizamos outros instrumentos para a geração de dados, como a aplicação de questionários para os participantes, a observação participante, a gravação de aulas e as anotações em diário de campo da pesquisadora. Nossas análises se concentraram em dois aspectos que consideramos primordiais: o processo da retextualização e o produto da transformação do gênero-base para o gênero-alvo. Em relação ao primeiro, elas indicam uma tendência dos participantes dos grupos analisados em negociar as tomadas de decisões no decorrer do processo de retextualização, mantendo, suprimindo ou acrescentando informaçãoes ao texto-produto. Neste processo, a multimodalidade foi empregada de maneira ampla e abrangente, por meio de recursos tipográficos, imagéticos, sonoros e visuais, que, em integração, contribuíram para a produção de sentidos no hiperconto. Sobre o produto da retextualização, destacamos as novidades apresentadas nos hipercontos, embora haja aspectos que ainda precisam ser aprendidos. Por fim, os dados apontaram certa maturidade dos participantes ao mobilizarem a multimodalidade na transformação de um gênero impresso para um digital, embora evidenciem, ainda, as dificuldades em trabalhar com a produção de hipercontos no ensino fundamental.
Assunto: Língua portuguesa – Escrita
Leitura (Ensino Fundamental ) – Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliador por computador
Letramento
Retextualização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35878
Data do documento: 12-Mar-2021
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