Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35880
Type: Monografia (especialização)
Title: Letramento literário em interface com a multimodalidade: rios que deságuam em outros dis(cursos)
Authors: Daniela Rodrigues de Sousa Fernandes
First Advisor: Junot de Oliveira Maia
First Referee: Érika Amâncio Caetano
Second Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Abstract: A prática de leitura literária em segmentos da Educação Básica, notadamente nos anos Finais do Ensino Fundamental, carece de ser motivada a fim de propiciar um trabalho que atenda às demandas para a formação do leitor crítico, principalmente em relação ao universo da multimodalidade. Com aparente visão de novidade, a multimodalidade não é resultante do surgimento das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no início da década de 20 no Brasil, mas se potencializa a partir delas para a criação de novos gêneros multimodais. Assim, a dinamicidade e interatividade das ferramentas digitais dialogam com os gêneros discursivos que, na perspectiva bakthiniana, estão integrados e interligados nas várias esferas de atividade social, articulando vários conteúdos, possibilitando a consolidação de letramentos multissemióticos. Isso favorece a prática do letramento literário, que pode ressignificar o sentido que se atribuído à leitura, em práticas escolares, através de atividades criativas e desafiadoras, articuladas com os gêneros multimodais. Dessa forma, este projeto busca, a partir da leitura da obra O menino e o rio propiciar o ativismo do leitor, que supera as sutilezas do texto literário e produz sentidos para repercutir no meio social. O gênero infográfico, elencado neste projeto, consolida a proposta de produção de texto multimodal, a partir da narrativa literária, articulando informação, imagem e literatura a serem compartilhados na comunidade de leitores da rede social Instagram.
Abstract: The practice of literary reading in segments of Basic Education, especially in the Final years of Elementary School, needs to be motivated in order to provide a work that meets the demands for the formation of the critical reader, especially in relation to the universe of multimodality. With an apparent vision of novelty, multimodality is not the result of the emergence of DICTs (Digital Information and Communication Technologies) in the beginning of 1920s in Brazil, but it is potentiated from them for the creation of new multimodal genres. Thus, the dynamism and interactivity of digital tools dialogue with the discursive genres that, from the Bakthinian perspective, are integrated and interconnected in the several fields of social activity, articulating various contents, enabling the consolidation of multi-semiotic teachings. This promotes the practice of literary literacy, which can reframe the meaning attributed to reading, in school practices, through creative and challenging activities, articulated with the multimodal genres. In this way, this project aims, through the reading of the work “O menino e o rio” ("The boy and the river"), to propitiate the activism of the reader, which overcomes the subtleties of the literary text and produces meanings to be reflected in the social environment. The infographic genre, listed in this project, consolidates the proposal of producing a multimodal text, based on the literary narrative, articulating information, image and literature to be shared by the community of Instagram readers.
Subject: Aprendizagem
Tecnologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35880
Issue Date: 19-Jan-2021
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA RODRIGUES FERNANDES - ATUALIZADA ( 26-04-21).pdfCapa- Folha de rosto- Ata- TCC ( Daniela Rodrigues de Sousa Fernandes)743.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.