Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35918
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Emprego das tecnologias digitais na educação por meio de sequências didáticas
Título(s) alternativo(s): Digital techinology application using didactic sequences
Autor(es): Marilene dos Santos Terra
primer Tutor: Felipe Júnio de Souza Oliveira
primer miembro del tribunal : Luciene da Silva Reis Araújo
Resumen: O trabalho com Sequências Didáticas (SD) entrelaçadas ao uso das tecnologias digitais sob a ótica da Educação 3.0 é a premissa dessa monografia. Com o objetivo de utilizar as tecnologias digitais como promotoras de uma atitude favorável e motivadoras em relação à aprendizagem de novos conteúdos, são apresentadas SDs com sugestões ricas em possibilidades de elaboração de teses, busca de explicações, identificação de falhas, estudo individualizado e socialização do saber significado. Das cinco SDs aqui apresentadas, três foram destinadas ao 5º ano, sendo uma de Geografia intitulada: Mineiros conhecendo o Brasil, com a utilização do recurso do infográfico; uma de Matemática – Parte, reparte, quem fica com a maior parte?, utilizando objeto de aprendizagem (OA) online; uma de Língua Portuguesa – Provérbio – Sabedoria de vida, com a utilização do Podcast e técnica do Stop Motion. Das duas restantes, uma foi direcionada ao 4º ano na disciplina de Língua Portuguesa – Fabulando com o Storytelling, trabalhando com recursos de Storytelling. A última a ser apresentada foi escrita para o 3º ano na disciplina de Ciências – Os animais e os ossos – enredando-se para aprender, com a utilização das redes sociais Goconqr e Facebook, com a devida autorização e parceria dos pais ou responsáveis pelos alunos envolvidos. Na criação e desenvolvimento das SDs, foram utilizados outros recursos tecnológicos, aprendidos durante a especialização sob a diretriz de que o conhecimento não tem fim e está sempre se renovando e reinventando. A chama do saber significado jamais se extinguirá, desde que se consiga manter a dúvida e a motivação como pilares de sustentação da máxima – quanto mais sabemos mais desejamos aprender.
Abstract: The work with Didactic Sequences intertwined with the use of digital technologies from the perspective of Education 3.0 is the premise of this monograph. In order to use digital technologies as promoters of an inspiring and motivating attitude towards learning new contents, this work presents suggestions of rich Didactic Sequences presenting possibilities for elaborating theses, seeking explanations, identifying failures, individualized study and socializing the know meaning. Among the five Didactic Sequences presented here, three were thought for the 5th year, the first one, which teaches Geography, is entitled: Mineiros getting to know Brazil, using the infographic resource; one about Mathematics - Part, share, who gets the most? It uses online learning object; and the third approaches the Portuguese Language - Proverb – Life wisdom, it utilizes the Podcast and Stop Motion technique. Of the remaining two, one was prepared to the 4th year in the Portuguese Language discipline – Fabling com Storytelling, working with Storytelling resources. The last was written for the 3rd year in the Science discipline – Animals and bones - getting involved to learn, using the social networks Goconqr and Facebook, with the necessary authorization and partnership of parents and guardians of the students involved. During the creation and development of Didactic Sequences, other technological resources learned in the specialization, were used under the guideline that knowledge is unlimeted and is always capable of renew and reinvent itself. The flame of meaningful knowledge will never be extinguished, as long as we can maintain doubt and motivation as pillars of support for the saying - the more we know the more we want to learn.
Asunto: Educação - Tecnologias digitais
Educação 3.0 - Ensino fundamental - Sequências didáticas
Práticas de ensino - Tecnologias digitais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35918
Fecha del documento: 30-nov-2019
Término del Embargo: 30-nov-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC-V. FINAL-UFMG-19-marco-2020.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons