Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35919
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Prática pedagógica horizontalizada no Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas: utilizando recursos tecnológicos
Autor(es): Débora Graziele Barros
Primeiro Orientador: Bruno Silva Nigri
Primeiro membro da banca : Luciene da Silva Reis de Araújo
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma breve discussão em relação às mudanças atuais das novas subjetividades e corpos contemporâneos presentes na escola e no mundo que, em diversos contextos, várias instituições escolares insistem em negar as características das novas gerações. Assim, a escola recusa aceitar que também é um aparelho historicamente configurado, como aponta Sibilia (2012). Desse modo, foram elaboradas cinco sequências didáticas, apresentadas neste TCC, que possibilitaram a compressão e reflexão sobre a minha prática pedagógica. Observou-se que a relação existente entre inovação, interação e tecnologias para a Educação devem ser tratadas e levadas para o ambiente escolar não somente no discurso, mas apresentadas e defendidas em ações pedagógicas que façam o uso dos recursos e ferramentas digitais como um potencializador da relação de ensino aprendizagem. O professor e estudante devem estabelecer uma relação horizontalizada, entendendo as novas relações entre processo de aprendizagem e sua conexão com o universo digital, compreendendo que atualmente, o aprendiz, apoiado em tecnologias digitais, interage, conecta e personaliza todo seu processo de aprendizagem conforme interesses, buscando estabelecer sentido e significado, assumindo o papel de protagonista da construção do conhecimento numa relação horizontalizada entre aprendiz e professor, em que ambos ensinam e aprendem.
Assunto: Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Relação professor-aluno
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35919
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.