Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/35919
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Prática pedagógica horizontalizada no Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas: utilizando recursos tecnológicos |
Autor(es): | Débora Graziele Barros |
Primeiro Orientador: | Bruno Silva Nigri |
Primeiro membro da banca : | Luciene da Silva Reis de Araújo |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma breve discussão em relação às mudanças atuais das novas subjetividades e corpos contemporâneos presentes na escola e no mundo que, em diversos contextos, várias instituições escolares insistem em negar as características das novas gerações. Assim, a escola recusa aceitar que também é um aparelho historicamente configurado, como aponta Sibilia (2012). Desse modo, foram elaboradas cinco sequências didáticas, apresentadas neste TCC, que possibilitaram a compressão e reflexão sobre a minha prática pedagógica. Observou-se que a relação existente entre inovação, interação e tecnologias para a Educação devem ser tratadas e levadas para o ambiente escolar não somente no discurso, mas apresentadas e defendidas em ações pedagógicas que façam o uso dos recursos e ferramentas digitais como um potencializador da relação de ensino aprendizagem. O professor e estudante devem estabelecer uma relação horizontalizada, entendendo as novas relações entre processo de aprendizagem e sua conexão com o universo digital, compreendendo que atualmente, o aprendiz, apoiado em tecnologias digitais, interage, conecta e personaliza todo seu processo de aprendizagem conforme interesses, buscando estabelecer sentido e significado, assumindo o papel de protagonista da construção do conhecimento numa relação horizontalizada entre aprendiz e professor, em que ambos ensinam e aprendem. |
Assunto: | Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Relação professor-aluno |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35919 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prática pedagógica horizontalizada no Ensino Fundamental por meio de sequencias didáticas utilizando recursos tecnológicos.pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.