Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35919
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bruno Silva Nigri | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7608792749137738 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luciene da Silva Reis de Araújo | pt_BR |
dc.creator | Débora Graziele Barros | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5083196227555732 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T11:26:21Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T11:26:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35919 | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma breve discussão em relação às mudanças atuais das novas subjetividades e corpos contemporâneos presentes na escola e no mundo que, em diversos contextos, várias instituições escolares insistem em negar as características das novas gerações. Assim, a escola recusa aceitar que também é um aparelho historicamente configurado, como aponta Sibilia (2012). Desse modo, foram elaboradas cinco sequências didáticas, apresentadas neste TCC, que possibilitaram a compressão e reflexão sobre a minha prática pedagógica. Observou-se que a relação existente entre inovação, interação e tecnologias para a Educação devem ser tratadas e levadas para o ambiente escolar não somente no discurso, mas apresentadas e defendidas em ações pedagógicas que façam o uso dos recursos e ferramentas digitais como um potencializador da relação de ensino aprendizagem. O professor e estudante devem estabelecer uma relação horizontalizada, entendendo as novas relações entre processo de aprendizagem e sua conexão com o universo digital, compreendendo que atualmente, o aprendiz, apoiado em tecnologias digitais, interage, conecta e personaliza todo seu processo de aprendizagem conforme interesses, buscando estabelecer sentido e significado, assumindo o papel de protagonista da construção do conhecimento numa relação horizontalizada entre aprendiz e professor, em que ambos ensinam e aprendem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Relação horizontalizada | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo estudantil | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental - Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático | pt_BR |
dc.subject.other | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Prática pedagógica horizontalizada no Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas: utilizando recursos tecnológicos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Prática pedagógica horizontalizada no Ensino Fundamental por meio de sequencias didáticas utilizando recursos tecnológicos.pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.