Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno Silva Nigript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608792749137738pt_BR
dc.contributor.referee1Luciene da Silva Reis de Araújopt_BR
dc.creatorDébora Graziele Barrospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5083196227555732pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T11:26:21Z-
dc.date.available2021-05-10T11:26:21Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35919-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma breve discussão em relação às mudanças atuais das novas subjetividades e corpos contemporâneos presentes na escola e no mundo que, em diversos contextos, várias instituições escolares insistem em negar as características das novas gerações. Assim, a escola recusa aceitar que também é um aparelho historicamente configurado, como aponta Sibilia (2012). Desse modo, foram elaboradas cinco sequências didáticas, apresentadas neste TCC, que possibilitaram a compressão e reflexão sobre a minha prática pedagógica. Observou-se que a relação existente entre inovação, interação e tecnologias para a Educação devem ser tratadas e levadas para o ambiente escolar não somente no discurso, mas apresentadas e defendidas em ações pedagógicas que façam o uso dos recursos e ferramentas digitais como um potencializador da relação de ensino aprendizagem. O professor e estudante devem estabelecer uma relação horizontalizada, entendendo as novas relações entre processo de aprendizagem e sua conexão com o universo digital, compreendendo que atualmente, o aprendiz, apoiado em tecnologias digitais, interage, conecta e personaliza todo seu processo de aprendizagem conforme interesses, buscando estabelecer sentido e significado, assumindo o papel de protagonista da construção do conhecimento numa relação horizontalizada entre aprendiz e professor, em que ambos ensinam e aprendem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectRelação horizontalizadapt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental - Tecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental - Sequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherRelação professor-alunopt_BR
dc.titlePrática pedagógica horizontalizada no Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas: utilizando recursos tecnológicospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.