Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35923
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Other Titles: Portfolio of didactic sequences using digital technologies
Authors: Carlos Wagner Amorim
First Advisor: Diogo Alves de Faria Reis
First Referee: Luiz Gustavo Nicácio
Abstract: Este trabalho foi construído a partir dos conhecimentos adquiridos na especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, destinado à formação de docentes da rede pública com o intuito de capacita-los a serem mediadores de conhecimento com aulas mais modernas e atrativas utilizando tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Este estudo traz um portfólio com sequências didáticas que foram elaboradas ao longo das seguintes disciplinas: Inovação e Tecnologias Digitais 3.0; Moodle e Objetos de Aprendizagem; Recursos Digitais para Apresentações na Escola; Recursos Audiovisuais na Escola; Redes Sociais na Educação. O objetivo principal do trabalho é apresentar cinco sequências didáticas, uma por disciplina, a saber, Ensino de Empreendedorismo e Inovação na Educação Básica, Vamos Compreender a Crase?, O Uso da Storytelling em Uma Entrevista de Emprego, Introdução a Lógica e As Redes Sociais no Ambiente Escolar desenvolvidas com o uso de tecnologias digitais sob a perspectiva da educação 3.0 e pensadas na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, sendo uma referência para educadores que trabalham tais temas no Ensino Médio com o intuito de contribuir na formação profissional dos alunos. O planejamento destas sequências didáticas com os recursos tecnológicos experimentados no decorrer do curso juntamente com uma pesquisa bibliográfica constitui a metodologia utilizada neste estudo. Os resultados mostram que a tecnologia digital é a principal ferramenta que torna possível o crescimento da Educação 3.0 e que professores ao utilizarem atividades pedagógicas que explorem a tecnologia se sentiram mais confiantes ao utilizarem o recurso da sequência didática devido à proposta envolvida no desenvolvimento e aplicação das mesmas, proporcionando aulas de forma prática, organizada e sistematizada, demonstrando que é possível utilizar tais recursos tecnológicos em salas de aula, oferecendo muitas opções de ferramentas digitais que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de maneira moderna e diversa.
Abstract: This work was built from the knowledge acquired in the specialization in Digital Technologies and Education 3.0, aimed at training public school teachers in order to enable them to be knowledge mediators with more modern and attractive classes using digital technologies in their practices. in the school environment. This study brings a portfolio with didactic sequences that were elaborated along the following disciplines: Innovation and Digital Technologies 3.0; Moodle and Learning Objects; Digital Resources for School Presentations; Audiovisual Resources at School; Social Networks in Education. The main objective of the work is to present five didactic sequences, one per discipline, namely, Teaching Entrepreneurship and Innovation in Basic Education, Shall We Understand the Crase ?, The Use of Storytelling in a Job Interview, Introduction to Logic and Social Networks in the School Environment developed with the use of digital technologies from the perspective of education 3.0 and designed to prepare students for the job market, being a reference for educators who work on such topics in high school in order to contribute to the professional training of students . The planning of these didactic sequences with the technological resources experienced during the course together with a bibliographic research constitutes the methodology used in this study. The results show that digital technology is the main tool that makes the growth of Education 3.0 possible and that teachers when using pedagogical activities that explore technology felt more confident when using the didactic sequence resource due to the proposal involved in the development and application of same, providing classes in a practical, organized and systematized way, demonstrating that it is possible to use such technological resources in classrooms, offering many options of digital tools that can assist in the teaching-learning process in a modern and diverse way.
Subject: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Educação tecnológica
Ensino médio - Emprego
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35923
Issue Date: 4-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Wagner Amorim - TCC - Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.