Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/35925
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
Autor(es): | Antonio Duarte Piancastelli |
Primeiro Orientador: | Ana Paula Souto Silva Teles |
Primeiro membro da banca : | Warley Machado Correia |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo apresentar sequências didáticas que evidenciam o uso de tecnologias digitais para trabalhar temas do campo das Ciências Biológicas e de outras áreas de conhecimento com turmas do Ensino Fundamental pelos professores, visando facilitar o aprendizado dos conteúdos. Assim, buscamos construir sequências didáticas com o objetivo de que alunos do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental aprendam diversos conteúdos de forma ativa e agradável utilizando tecnologias da informação e comunicação, principalmente, recursos presentes nas diversas salas de informática das escolas públicas municipais de Belo Horizonte. Assim, procuramos utilizar as potencialidades da internet, dos diversos programas instalados no sistema operacional Linux/Libertas, como processador de texto, apresentador de slides, editor e gravador de áudio, editor de imagens, editor e reprodutor multimídia, além de programas online como o programa de apresentação multimídia online PREZI, que são de fácil utilização e não requerem muito tempo de aprendizagem para seu uso correto. Exploramos essas ferramentas de forma simples, construindo diversas sequências didáticas, com foco em temas da biologia e de outras áreas do conhecimento, de maneira que qualquer profissional da educação possa fazer uso e alcançar bons resultados. As sequências foram construídas em etapas, que devem iniciar com uma apresentação para a turma, com esclarecimento sobre os procedimentos a serem seguidos. As demais etapas deverão ser realizadas na sala de informática, usando dos recursos da Tecnologia da Informação. Os resultados obtidos com a aplicação prática de algumas das sequências foram plenamente satisfatórios, pois os alunos apreenderam executando de forma adequada o que foi proposto e apreendendo o conteúdo. |
Assunto: | Tecnologias digitais Sequências didáticas - Material didático Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35925 |
Data do documento: | 4-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf | 857.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.