Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35925
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Autor(es): Antonio Duarte Piancastelli
Primeiro Orientador: Ana Paula Souto Silva Teles
Primeiro membro da banca : Warley Machado Correia
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo apresentar sequências didáticas que evidenciam o uso de tecnologias digitais para trabalhar temas do campo das Ciências Biológicas e de outras áreas de conhecimento com turmas do Ensino Fundamental pelos professores, visando facilitar o aprendizado dos conteúdos. Assim, buscamos construir sequências didáticas com o objetivo de que alunos do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental aprendam diversos conteúdos de forma ativa e agradável utilizando tecnologias da informação e comunicação, principalmente, recursos presentes nas diversas salas de informática das escolas públicas municipais de Belo Horizonte. Assim, procuramos utilizar as potencialidades da internet, dos diversos programas instalados no sistema operacional Linux/Libertas, como processador de texto, apresentador de slides, editor e gravador de áudio, editor de imagens, editor e reprodutor multimídia, além de programas online como o programa de apresentação multimídia online PREZI, que são de fácil utilização e não requerem muito tempo de aprendizagem para seu uso correto. Exploramos essas ferramentas de forma simples, construindo diversas sequências didáticas, com foco em temas da biologia e de outras áreas do conhecimento, de maneira que qualquer profissional da educação possa fazer uso e alcançar bons resultados. As sequências foram construídas em etapas, que devem iniciar com uma apresentação para a turma, com esclarecimento sobre os procedimentos a serem seguidos. As demais etapas deverão ser realizadas na sala de informática, usando dos recursos da Tecnologia da Informação. Os resultados obtidos com a aplicação prática de algumas das sequências foram plenamente satisfatórios, pois os alunos apreenderam executando de forma adequada o que foi proposto e apreendendo o conteúdo.
Assunto: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35925
Data do documento: 4-Jul-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf857.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.