Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula Souto Silva Telespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425183005701407pt_BR
dc.contributor.referee1Warley Machado Correiapt_BR
dc.creatorAntonio Duarte Piancastellipt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T13:36:03Z-
dc.date.available2021-05-10T13:36:03Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35925-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo apresentar sequências didáticas que evidenciam o uso de tecnologias digitais para trabalhar temas do campo das Ciências Biológicas e de outras áreas de conhecimento com turmas do Ensino Fundamental pelos professores, visando facilitar o aprendizado dos conteúdos. Assim, buscamos construir sequências didáticas com o objetivo de que alunos do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental aprendam diversos conteúdos de forma ativa e agradável utilizando tecnologias da informação e comunicação, principalmente, recursos presentes nas diversas salas de informática das escolas públicas municipais de Belo Horizonte. Assim, procuramos utilizar as potencialidades da internet, dos diversos programas instalados no sistema operacional Linux/Libertas, como processador de texto, apresentador de slides, editor e gravador de áudio, editor de imagens, editor e reprodutor multimídia, além de programas online como o programa de apresentação multimídia online PREZI, que são de fácil utilização e não requerem muito tempo de aprendizagem para seu uso correto. Exploramos essas ferramentas de forma simples, construindo diversas sequências didáticas, com foco em temas da biologia e de outras áreas do conhecimento, de maneira que qualquer profissional da educação possa fazer uso e alcançar bons resultados. As sequências foram construídas em etapas, que devem iniciar com uma apresentação para a turma, com esclarecimento sobre os procedimentos a serem seguidos. As demais etapas deverão ser realizadas na sala de informática, usando dos recursos da Tecnologia da Informação. Os resultados obtidos com a aplicação prática de algumas das sequências foram plenamente satisfatórios, pois os alunos apreenderam executando de forma adequada o que foi proposto e apreendendo o conteúdo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf857.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.