Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35925
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Paula Souto Silva Teles | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5425183005701407 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Warley Machado Correia | pt_BR |
dc.creator | Antonio Duarte Piancastelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T13:36:03Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T13:36:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35925 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo apresentar sequências didáticas que evidenciam o uso de tecnologias digitais para trabalhar temas do campo das Ciências Biológicas e de outras áreas de conhecimento com turmas do Ensino Fundamental pelos professores, visando facilitar o aprendizado dos conteúdos. Assim, buscamos construir sequências didáticas com o objetivo de que alunos do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental aprendam diversos conteúdos de forma ativa e agradável utilizando tecnologias da informação e comunicação, principalmente, recursos presentes nas diversas salas de informática das escolas públicas municipais de Belo Horizonte. Assim, procuramos utilizar as potencialidades da internet, dos diversos programas instalados no sistema operacional Linux/Libertas, como processador de texto, apresentador de slides, editor e gravador de áudio, editor de imagens, editor e reprodutor multimídia, além de programas online como o programa de apresentação multimídia online PREZI, que são de fácil utilização e não requerem muito tempo de aprendizagem para seu uso correto. Exploramos essas ferramentas de forma simples, construindo diversas sequências didáticas, com foco em temas da biologia e de outras áreas do conhecimento, de maneira que qualquer profissional da educação possa fazer uso e alcançar bons resultados. As sequências foram construídas em etapas, que devem iniciar com uma apresentação para a turma, com esclarecimento sobre os procedimentos a serem seguidos. As demais etapas deverão ser realizadas na sala de informática, usando dos recursos da Tecnologia da Informação. Os resultados obtidos com a aplicação prática de algumas das sequências foram plenamente satisfatórios, pois os alunos apreenderam executando de forma adequada o que foi proposto e apreendendo o conteúdo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Sequências didáticas - Material didático | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf | 857.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.