Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35941
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Em busca de acessibilidade pedagógica como estratégia para a inclusão de alunos com TEA
Autor(es): Joana da Costa Ribeiro
Primeiro Orientador: Jardel Sander da SIlva
Resumo: Neste trabalho reflito sobre as estratégias de acessibilidade pedagógica para a promoção da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de educação de Belo Horizonte/MG. Para isso, discuti a acessibilidade para além da possibilidade na qual acredita-se que ter acesso é construir reformas, ajustes ou adaptações curriculares nas práticas educacionais com estes discentes. A partir das contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem, da aprendizagem por eixo de interesse e das reflexões sobre a rotina escolar, teci alguns caminhos para garantir, além do acesso e participação, a aprendizagem dos estudantes com TEA. Concluí que o Atendimento Educacional Especializado deve operar como ponte entre a comunidade escolar e os educandos com TEA, na busca pela acessibilidade pedagógica, promovendo a autonomia de todos os envolvidos.
Abstract: In this work, I reflect on the pedagogical accessibility strategies to promote the inclusion of Autism Spectrum Disorder (ASD) students in the public educational system of the city of Belo Horizonte/MG. To do so, I've discussed accessibility beyond the possibility in what the belief for access is to build amendments, adjusts, or curricular adaptations in the educational practices of these students. Leaning on the contributions of Universal Design for Learning, of the apprenticeship by the axle of interest and reflections about the school routine itself, I've woven some paths in order to guarantee, beyond access and participation, actual learning for students with ASD. I've concluded that Specialised Educational Attendance must operate as a bridge between the school community and the students with ASD, aiming for pedagogical accessibility, promoting autonomy to everyone involved
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35941
Data do documento: 14-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ARQUIVAMENTO 2021.pdf725.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.