Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35945
Tipo: Dissertação
Título: Artes cênicas negras e a educação das relações étnico/raciais em Belo Horizonte
Autor(es): Denilson Alves Tourinho
primer Tutor: Vinícius da Silva Lírio
primer miembro del tribunal : Natalino Neves da Silva
Segundo miembro del tribunal: Nilma Lino Gomes
Resumen: As Artes Cênicas Negras apresentam expressões artísticas, epistemologias e estéticas que revelam e afirmam suas identidades culturais. Nesse estudo, encenações, declaradas na singularidade de suas culturas, são carregadas, em si, de possibilidades pedagógicas que, em experiências estéticas, mediam questões voltadas às relações étnico/raciais em teatros, espaços culturais, centros de lazer, ruas, praças e escolas. Em diálogo como espaço escolar, as Artes Cênicas Negras, foco desta pesquisa, podem construir trajetórias de mediação cultural que, de modo transversal, dialoguem com uma demanda de abordagem da História e das Culturas Negras na educação básica de Belo Horizonte, Minas Gerais. Nesse sentido, este estudo recorre a formulações conceituais, epistemológicas e poéticas que dizem das teatralidades negras, bem como, acessa regulamentos educacionais e projetos que propiciam a relação entre Artes Cênicas Negras e escola. Para tanto, conta com as publicações de Martins (1995; 1997; 2002), Alexandre (2017) e Gomes (2017), para estruturar, inicialmente, as concepções teórico-epistemológicas desta pesquisa e, assim, dialogar com arquivos e publicações que revelam criações das artes da cena negras belo-horizontinas e suas relações pedagógicas e culturais no sistema escolar, na perspectiva de analisar e suscitar processos de mediação e fomento entre as Artes Cênicas Negras e a escola. Este estudo resulta na montagem de uma “Aula-Espetáculos”, sendo ela a fabulação de uma elaboração pedagógica que entrecruza produções de Artes Cênicas Negras de Belo Horizonte, como proposta que desvela registros históricos e epistemes que aguçam o reconhecimento e virtude das Artes Negras na Educação das Relações Étnico/Raciais.
Abstract: The Black Performing Arts present artistic expressions, epistemologies and aesthetics that reveal and affirm their cultural identities. In this study, performances declared in the singularity of their cultures, are loaded with pedagogical possibilities that, in aesthetic experiences, mediated issues related to ethnic / racial relations in theaters, cultural spaces, leisure centers, streets, squares and schools. In dialogue as a school space, the Scenic Arts, the focus of this research, can construct trajectories of cultural mediation that, in a transversal way, dialogue with a demand of approach of History and Black Cultures in the school education of Belo Horizonte, Minas Gerais. In that way, this study uses conceptual, epistemological and poetic formulations that say of the black theatricalities, as well as, it accesses educational regulations and projects that propitiate the relation between Black Scenic Arts and school. In order to do so, it relies on the publications of Martins (1995, 1997, 2002), Alexandre (2017) and Gomes (2017), to initially structure the theoretical-epistemological conceptions of this research and thus dialogue with archives and publications that reveal creations of the black scene arts from Belo Horizonte and their pedagogical and cultural relations in the school system, from the perspective of analyzing and arousing processes of mediation and promotion between the Black Performing Arts and the school. This study results in the assembly of a “Show-Classes”, which is the creation of a pedagogical elaboration that intersects productions of Black Performing Arts of Belo Horizonte, as a proposal that unveils historical records and epistemes that sharpen the recognition and virtue of Black Arts in Ethnic / Racial Relations Education.
Asunto: Educação -- Relações culturais
Educação -- Relações raciais
Artes cênicas -- Relações raciais
Negros nas artes cênicas
Epistemologia social
Relações étnicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35945
Fecha del documento: 3-feb-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1 Denilson Alves Tourinho - Dissertação Promestre 2020 - VERSÃO FINAL.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.