Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréia de Assis Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116615194521684pt_BR
dc.contributor.referee1Denise Alves de Araújopt_BR
dc.creatorRuben Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-12T13:56:12Z-
dc.date.available2021-05-12T13:56:12Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35951-
dc.description.abstractThis work aims to present a collection of Didactic Sequences (SD) in the teaching of geography, our area of knowledge, which we carried out during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, in which we used within the pedagogical practices several technological tools presented during the course, combined with active methodologies and hybrid teaching. One of the strategies for the development of this project involved the use of Information and Communication Technologies (ICT) not as mere support tools in lesson plans, as many times the teachers have still used them, but appropriating these technologies with security and knowledge, inserting in the cyber world where our students are, thus allowing greater possibilities in the teaching and learning process, becoming creators of knowledge spaces, using these new means that continue to emerge and evolve. Finally, we envision new horizons to be further investigated further, understanding that this is the beginning of work in a new moment that is emerging, with a new way of teaching, a newschool.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma coletânea de Sequências Didáticas (SD) no ensino de geografia, nossa área de conhecimento, que realizamos durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, nas quais utilizamos dentro das práticas pedagógicas várias ferramentas tecnológicas apresentadas durante o curso, aliadas a metodologias ativas e o ensino híbrido. Uma das estratégias para o desenvolvimento deste projeto passou pela utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) não como meras ferramentas de apoio nos planejamentos de aula, como muitas vezes os docentes ainda tem utilizado, mas sim apropriando destas tecnologias com segurança e conhecimento, inserindo no mundo cibernético onde estão nossos alunos, permitindo assim maiores possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, nos tornando criadores de espaços de conhecimento, utilizando esses novos meios que continuam a surgir e evoluir. Por fim, vislumbramos novos horizontes a serem ainda investigados mais a fundo, entendendo que este é um início de trabalho em um novo momento que está surgindo, com uma nova forma de ensinar, uma nova escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino híbridopt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de tecnologias de informação e comunicação na elaboração de sequências didáticas de geografia: a abertura de novos horizontes com metodologias ativaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons