Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35957
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Habilidades de vida diária e autismo : revisão de literatura
Autor(es): Larissa de Almeida Penteado
Primeiro Orientador: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento definido por critérios diagnósticos que incluem alterações e dificuldades em comunicação e interação social, associados a interesses e atividades restritas e repetitivas. No ambiente doméstico, crianças com autismo apresentam dificuldades que podem interferir nas Atividades de Vida Diárias (AVDs). O objetivo o deste estudo foi realizar revisão de literatura para compreender melhor a relação do autismo e as dificuldades relacionadas à participação nas AVDs. A revisão de literatura foi baseada no guia PRISMA, sua busca realizada nas bases de dados Pubmed e Lilacs, em dezembro de 2019, sem restrição idioma, considerando apenas publicações dos últimos 5 anos, combinado os descritores (autism) com (daily living skills) e (children). Depois de aplicados os critérios de inclusão e exclusão as publicações potencialmente elegíveis foram selecionadas para leitura completa. Desta maneira, 5 artigos foram incluídos na revisão de literatura. Todos os artigos incluídos abordam habilidades de vida diária de crianças com autismo, em que alguns preditores significativos para dificuldade na aquisição dessas habilidades foram apontados, sendo eles relacionados à linguagem, estereotipias, comportamento inapropriado, saúde mental dos pais, cognição e comportamentos adaptativos e coordenação motora sendo assim uma das principais preocupações dos pais de crianças com deficiência está relacionada ao futuro e apoiar o desenvolvimento das habilidades de vida diária é particularmente importante para garantir independência futura. Contudo pesquisas futuras podem abordar diversos fatores que permeiam o aprendizado das habilidades de vida diária.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35957
Data do documento: 14-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Especialização - Larissa de Almeida Penteado.pdf588.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.